Morreu, aos 99 anos de idade, o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II do Reino Unido. A informação foi confirmada pelo Palácio de Buckingham nesta sexta-feira, 9 de abril. O duque faleceu dois meses e um dia antes de completar 100 anos de vida. Há tempos, Philip sofria de problemas cardíacos e há cerca de três semanas voltou ao palácio depois de uma cirurgia cardíaca.

Em nota, o comunicado real informou apenas que a o príncipe faleceu no Castelo de Windsor, sem mais detalhes. “Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda. Novos anúncios serão feitos oportunamente”, finaliza nota. Em forma de luto, bandeiras em edifícios históricos na Grã-Bretanha foram colocadas a meio mastro quando um período de luto foi anunciado. 

Desde maio de 2017, o marido da rainha Elizabeth II havia renunciado de seus compromissos reais em razão do deterioramento de sua saúde. Em 2018, o duque passou por uma cirurgia no quadril e viu seu quadro se agravar lentamente. Em fevereiro deste ano, ele foi novamente internado no Hospital privado King Edward VII, em Marylebone, após sofrer um mal súbito. Em seguida, precisou fazer uma cirurgia cardíaca, realizada no Hospital St Bartholomew, na cidade de Londrres.

Biografia

Nascido em 10 de junho de 1921, em Corfu, na Grécia, Philip era membro de uma linhagem real. Filho do príncipe André da Grécia e Dinamarca e sua mãe, a princesa Alice, que era neta da rainha Victoria. Ele foi criado na Grã-Bretanha e educado na Escócia e Inglaterra.

Em 28 de fevereiro de 1947, Philip tornou-se súdito britânico, renunciando ao seu direito aos tronos grego e dinamarquês e assumindo o sobrenome de sua mãe, Mountbatten. Seu casamento com sua prima distante, a Princesa Elizabeth, ocorreu na Abadia de Westminster em 20 de novembro daquele mesmo ano. Na véspera, ele foi designado alteza real e foi nomeado um Cavaleiro da Jarreteira, Barão de Greenwich, conde de Merioneth e duque de Edimburgo. O primeiro filho do casal, Charles, nasceu em 1948. Depois, vieram Anne Elizabeth Alice Louise (1950), Andrew Albert Christian Edward (1960) e Edward Anthony Richard Louis (1964).

Foto: Julian Calder / Família Real / Divulgação