A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de ensaios clínicos com mais uma vacina contra o novo coronavírus no Brasil. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 8 de abril, e beneficia a biofarmacêutica Medicago R&D Inc, sediada no Canadá, e pela britânica GlaxoSmithKline, responsável pelo desenvolvimento do adjuvante da vacina, substância adicional à formulação do imunizante.

Conforme as informações divulgadas pela Anvisa, a candidata a vacina utiliza a tecnologia de partícula semelhante ao coronavírus, composta da proteína S, coadministradas com um adjuvante e aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias cada.

Os testes autorizados no Brasil fazem parte da segunda etapa de três, onde serão aplicadas doses da vacina em um grupo e placebo em outro. O ensaio clínico é chamado de “cego para observador”, pois os pesquisadores não saberão, até o fim dos procedimentos, quais pessoas receberam a vacina e quais o soro sem efeito. Poderão participar adultos com 18 anos de idade ou mais.

Na última fase dos testes, o objetivo é incluir até 30 mil voluntários no Canadá, Estados Unidos, além da América Latina, Reino Unido e Europa. No Brasil, devem ser incluídos 3,5 mil voluntários na porção 3 do estudo de fase 2/3. A fase 1 e 2 do estudo está em andamento no Canadá e Estados Unidos.

A Anvisa explicou ainda que analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento, e os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável do imunizante. Este é o quinto estudo de vacina contra a covid-19 autorizado no Brasil.

Foto: GSK / Divulgação