Além de ser uma delícia, o morango ainda ajudar a emagrecer, afastar gripes e resfriados, rejuvenescer a pele e prevenir contra o câncer. Parece perfeita a união de sabor e saúde. Todos esses benefícios estão realmente ligados à frutinha que é rica em nutrientes poderosos e benéficos para o corpo.

Morango emagrece ou engorda?

Segundo nutricionistas, a fruta tem pouquíssimas calorias e também possui propriedades que ajudam na dieta, controlando a fome e eliminando o inchaço. É rico em fibras, que regulam o intestino e geram saciedade rapidamente.

Porém, se o morango engorda ou emagrece, vai depender da forma de consumo do alimento. Inúmeras são as formas de consumir, mas o perigo mora nos acompanhamentos, tais como: mel, chantilly, creme de leite, açúcar e leite condensado. Por isso, evite ao máximo inserir algum desses ingredientes na fruta, além do tradicional chocolate.

Benefícios à saúde

Rico em vitamina C, o morango é capaz de fortalecer o sistema imunológico, diminuindo o risco de contrair doenças como gripes e resfriados. Ainda possui uma ótima quantidade de folato, fósforo, magnésio e potássio. Além disso, assim como as outras frutas vermelhas, também é rico em compostos fenólicos, que são poderosos antioxidantes que evitam o envelhecimento.

Tudo isso faz com que a fruta proteja as estruturas celulares, previna danos causados pelos radicais livres e tenha ainda propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias.Além de consumir o morango, é possível adicioná-lo a sucos ou vitaminas

Como consumir?

O importante é que o consumo seja feito dentro de uma dieta balanceada, evitando exageros, garantem os nutricionistas. Para que sejam aproveitados todos os nutrientes, o melhor é comer a fruta in natura, e uma ótima dica é dar preferência aos morangos orgânicos. É que o morango é uma das frutas que mais concentram agrotóxicos.

Para inserir o morango na dieta, opte pelo preparo de sucos ou vitaminas, salada de frutas, ou ainda com iogurte e granola no café da manhã.

Fonte: mdemulher.abril.com.br