Dois moradores de Caxias do Sul protocolaram o segundo pedido de impeachment do prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina (PTB). A denúncia foi realizada na tarde de quinta-feira, 20, por volta das 15h30min. O pedido é do ex-candidato a presidente da União das Associações de Bairros (UAB) Alaor Correa Barbosa e pelo morador Dari Nelson Lohmann.

De acordo com o pedido protocolado junto à Câmara de Vereadores, o motivo do afastamento de Cassina ocorre após a nomeação da ex-rainha da Festa da Uva do ano 2000, Fabiana Bressanelli Koch, que é diretora executiva do gabinete do prefeito para atuar como diretora da Comissão Social da Festa da Uva de 2021. Na denúncia, os autores justificam que os cargos das comissões da Festa sempre foram exercidos de forma voluntária, o que, segundo o documento, não está sendo efetuado, com a nomeação de Fabiana que é nomeada em cargo público.

Além de pontuar questões sobre a participação de Fabiana na organização da festa, o pedido questiona a atividade profissional da diretora, que é dentista na empresa que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. Segundo os autores, a denúncia está embasada no Estatuto do Servidor do Município e na Lei Complementar 321/08 que aponta para “flagrante ilegalidade e atenta contra a probidade da administração pública”.

O pedido será apreciado na sessão ordinária da quinta-feira, 27, a partir das 8h30min, no plenário do Legislativo.

Foto: Luiz Carlos Erbes / Câmara Municipal de Caxias do Sul