Bento Gonçalves conta com uma nova unidade de saúde, contemplando cerca de seis mil moradores dos bairros Zatt e Ouro Verde. Com capacidade para atender, em média, 200 pacientes por dia, a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) foi entregue oficialmente à comunidade no sábado, 10 de setembro.

São oferecidos os seguintes serviços: consultas médicas, consultas odontológicas, acompanhamento com nutricionista, psicólogo, assistente social, consultas e procedimentos de enfermagem, coleta de citopatológico, testes rápidos, curativos, aferição de pressão arterial, glicemia, entrega de medicamentos, agendamentos de consultas e exames, visitas domiciliares, entre outros serviços.

A estrutura de 726,90m² comporta seis consultórios, farmácia, sala de observação, triagem, sala de imunização, sala de educação em saúde, entre outros espaços.

A equipe conta com um quadro de mais de 20 profissionais, sendo uma enfermeira, oito agentes de saúde, três técnicos de enfermagem, dois médicos, dois dentistas e um auxiliar de odontologia, além do apoio de uma nutricionista, uma psicóloga e uma assistente social. Ainda, integram a equipe duas secretárias e uma higienizadora.

O secretário municipal de Saúde, Enio de Paris, destaca que com a unidade, os moradores ganham em saúde e educação. “Os atendimentos antes prestados em um espaço junto à escola Maria Borges Frota. Agora, proporcionamos um espaço adequado para a saúde e permitimos que a escola se utilize daquele espaço para práticas pedagógicas”, complementa.

A unidade está localizada na rua Nelino Domênico Carini, nº 657 e substitui os atendimentos que eram prestados pela unidade CAIC/Zatt. Atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.