Devido à conciliação de agenda de autoridades, a data de lançamento do monumento ao empreendedor, alusiva aos 100 anos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, será realizada no dia 4 de dezembro. A obra ficará exposta na Praça das Rosas, oficialmente denominada Praça Padre Rui Lorenzi, no bairro Cidade Alta em Bento Gonçalves, como uma forma de homenagear os empreendedores do município que ajudam e ajudaram a criar e fortalecer a entidade de classe que se tem hoje, com representatividade em todo o Estado.

O monumento esculpido pela artista bento-gonçalvense Eloisa Tregnago foi lapidada em uma pedra de mármore e está sendo finalizada em seu ateliê em Porto Alegre, onde reside desde 1985. “O monumento representará a luta da entidade em prol de todos nossos empreendedores que auxiliaram na construção do que se tem hoje. Esta é uma simbólica homenagem que deixaremos a todos”, destaca o presidente do CIC/BG, Leonardo Giordani.
Eloisa Tregnago nasceu em Bento Gonçalves e mudou-se para Porto Alegre em 1985. De 1981 a 1983 estudou desenho com João Bez Batti em Bento Gonçalves e quando mudou-se para a capital frequentou aulas de modelagem e escultura com Vasco Prado e Xico Stockinger.

Recebeu orientação em desenho de Plínio Bernhard e Patrício Farias e de Danúbio Gonçalves em gravura. “Meu conhecimento de desenho me deu muita oportunidade e noção. Ajudou muito para a confecção das peças em mármore e terracota”, afirma a artista, Eloisa.