Repassando a listas de impostos que os agricultores estavam sujeitos a pagar, nota-se a quantidade de moinhos movidos a água, localizados dentro do território da Linha Palmeiro. Sua presença deve-se ao cultivo do trigo em grande escala. Ao lado de um simples riacho, eram construídos, com muita habilidade artesanal, alguns destes moinhos, vinham compor a presença típica da colonização italiana.

A sua imensa roda de madeira do moinho girava com o impacto da queda d’água, que vinha através de um canal feito de madeira, e movimentava as mós de pedra, que trituravam tanto os grãos de trigo, como os de milho, transformando-os em farinha.

Dos diversos moinhos que existiam ao longo da estrada carroçável que seguia a Linha do Oeste para o Leste, alguns tiveram mais destaque pela sua localização. Um deles foi o moinho da família Bertarello, construído às margens do rio Burati, na capela São Pedro, hoje no Caminho de Pedra. Outro estava localizado às margens do rio Biazus, na capela de Todos os Santos (Busa). Este último passou por vários proprietários, entre eles a família Biazus e a família Galafassi.

Os moradores da capela de Nossa Senhora das Graças (il duzentos, no lote 200), além do moinhoda Busa, utilizavam outro, localizado em San Giácomo, às margens do rio Tega, já na divisa do município de Caxias do Sul. A comunidade de Caravaggio utilizava o moinho situado entre o Santuário e a |Paróquia de São Marcos, na baixada onde corre um riacho. Esse moinho, com sistema de mós de pedra, mais tarde passou a serem movimentadas pela força gerada por uma turbina hidráulica.

Com o desaparecimento do belo costume de cultivar seu próprio trigo para ter sua própria farinha, os tradicionais e artesanais moinhos movidos a água foram sumindo por completo.

Relação dos impostos cobrados em 1915, encontramos os seguintes moinhos movidos a água:

– Pietro Martin & Cia, no lote 18 – moinho de duas mós

– Angelo Spolti, lote 19 – moinho de duas mós

– Giovanni Lorenzin, no lote 31

-Carlos Tomasini, no lote 32

– Giovanni Batista Valério, no lote 40 – moinho de três mós

– Giuseppe Silocchi, no lote 159 – moinho com três mós

– Vittore Biazus, no lote 160 – moinho com uma mó

Em 1924, encontramos os seguintes moinhos:

– José Spolti, no lote 24, João Lorenzini, no lote 31, Carlos Tomasini, no lote 32, Carlos Dreher Filho, no lote 40, Antônio Covolan, no lote 159 e João Ruaro no lote 160.

Os Distritos de Bento Gonçalves em 1915: 1º distrito Vila sede: Bento Gonçalves – 2º distrito: Monte Belo – em 29 de dezembro de 1892 – 3º distrito: Vila Jansen – 20 de janeiro de 1906 – 4º distrito: Nova Pompéia – 15 de janeiro de 1913 ( hoje município de Pinto Bandeira).