Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é curta, para ser insignificante (Charles Chaplin)

Uma mulher determinada e ousada. Miriam De Toni Abboud é filha, irmã, mãe, esposa e amiga. Se define como uma pessoa apaixonada pela vida, que ama viajar, ler livros, degustar um bom vinho e escutar uma boa música.

Bento-gonçalvense, é filha de Nelson De Toni e Iride Sganzerla De Toni e revela que seus pais são a base de toda a sua trajetória. “Eles são humildes, trabalhadores, tem muita fé e nunca mediram esforços para proporcionar educação e carinho para os filhos. Família é a base de tudo. É ela que molda nosso caráter, auxilia na construção da nossa personalidade e é nosso porto seguro”, pondera.

Muitas foram as conquistas desta escorpiana no decorrer de sua trajetória. Porém, elenca três das principais situações que foram mais marcantes em sua vida. “Receber o diploma de médica, subir no altar e dizer “sim” ao meu esposo, dar à luz e receber minha filha nos braços”, orgulha-se.

Carreira

Miriam é formada em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com uma década de formação completada neste ano. “Desde a infância já idealizava a carreira médica e a paixão pela área cirúrgica surgiu durante a graduação”, aborda.

Além disso, realizou residência médica em Cirurgia Geral e Urologia no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre. “Ingressei posteriormente no fellow do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em Distúrbios miccionais e Urologia Feminina. Recentemente conclui o mestrado em Ciências da Saúde nesta mesma instituição”, relata. Atualmente, atua como médica urologista nos municípios de Bento Gonçalves, Veranópolis e Carlos Barbosa.

Ela afirma ser apaixonada pela sua profissão, pois tem a oportunidade de conviver com diversas pessoas e fazer parte de suas histórias. “Atendemos homens, mulheres, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Nós temos a possibilidade de acompanhar nosso paciente no consultório, durante internação hospitalar, realizamos cirurgias e exames diagnósticos, quando necessário. Temos também importante papel na prevenção de doenças e ajudamos a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas”, frisa.

Favoritos

Você já teve animais de estimação? Sim, cresci em uma casa cercada de gatos e cachorros. Amo animais de estimação! Hoje tenho duas cachorrinhas, que agitam a casa e nos enchem de amor.
Você tem hobbies ou passatempos? Sempre fui apaixonada por música. Ela sempre me acompanhou em todas as fases da vida. Iniciei estudando piano aos sete anos e na adolescência também associei o estudo de violino.
Música? Qual sua preferida? A música clássica e o Rock N’ Roll me agradam muito. Beethoven, Chopin, Mozart e Vivaldi foram compositores fantásticos e interpretar ou escutar suas obras é sensacional. Guns N’ Roses, AC/DC, Metallica, Aerosmith marcaram minha adolescência. Tenho muito orgulho do meu irmão Marcos, excelente músico e que juntamente com seus colegas tem realizado um trabalho fantástico na Banda Elixir.
Viagens? Amo viajar! Conhecer lugares, culturas e comidas diferentes é muito empolgante.
Sobre o futuro, quais são os seus planos? Tenho planos de seguir estudando e me aperfeiçoando para oferecer o melhor sempre para os meus pacientes.