Trabalho de Daniel da Silva contou com o envolvimento da comunidade do Distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves, para identificar e analisar elementos do processo de transformação identitária local durante a implantação do roteiro turístico e cultural Caminhos de Pedra

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul, o pesquisador Daniel da Silva lança o livro De Colonos do Vinho a Agricultores do Turismo – a Identidade em Transformação no Distrito de São Pedro, Bento Gonçalves (RS), na segunda-feira, 7 de outubro. A obra resulta da pesquisa realizada durante seu percurso no Mestrado Profissional em História, área na qual também é graduado pela Instituição, que teve como objetivo identificar e analisar os elementos do processo de transformação identitária na comunidade localizada no interior do Estado. O evento de lançamento ocorre às 19h, na Casa da Memória Merlin (Linha Palmeiro, s/n, Distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves).

A região integra o roteiro turístico e cultural Caminhos de Pedra, que evidencia a característica cultural da comunidade e seu patrimônio arquitetônico, tornando-se alternativa de renda para as famílias locais. Sob orientação da professora Eliane Rela, o autor buscou entender o processo vivenciado pela identidade local ao direcionar-se para o momento atual a partir de entrevistas com três famílias que participam diretamente do turismo e outras três que não se conectam diretamente com a atividade. “Da vergonha do dialeto, das casas velhas, do estereótipo do colono, para a idealização da figura do imigrante italiano, uma das bases para a criação e a sustentação da atividade turística no Caminhos de Pedra”, resume.

O livro destina-se às escolas que recebem alunos do Distrito de São Pedro, onde será distribuído gratuitamente, bem como aos moradores que participaram da pesquisa e à Associação Caminhos de Pedra. “Assim conseguimos retribuir para a comunidade sua contribuição para a pesquisa, aproximando, ao mesmo tempo, o meio acadêmico da comunidade pesquisada”. Ainda, a partir de um patrocínio privado para a publicação, definiu-se que haverá comercialização da obra em alguns pontos turísticos com o repasse integral da arrecadação para as instituições de ensino locais.

Encontro com o passado

A pesquisa extrapolou o desafio teórico e metodológico, como relata o autor no prefácio da obra, promovendo um encontro com o passado do local onde passou parte de sua infância, na casa dos avós, e suas particularidades. Ponderando sobre as motivações para o estudo, destaca a ligação com a comunidade e a história de sua família e lembra, ainda, de ter presenciado o espanto causado pela chegada dos primeiros turistas.

“Ao entender a identidade como um processo em constante construção e pensar que o ambiente turístico está dirigido não apenas ao visitante, mas, também, à própria comunidade, surge a necessidade de a mesma conhecer a sua história”. Dessa forma, registrando lembranças, emoções, linguagens, pensamentos e representações sociais, Daniel foi além das questões científicas, se aproximando com respeito e gratidão da condição humana, com suas peculiaridades e contradições.

Fonte: Ascom UCS
Foto: Eduardo Benvenutti