O retorno das atividades na maioria das agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a partir desta segunda-feira, 14, não ocorreu na unidade de Bento Gonçalves. No local, fechado desde o início da pandemia, em março, os serviços de perícia médica, pedidos de aposentadoria, pensão, salário-maternidade e outros seguem sem previsão de retorno. Na semana passada, o Governo havia anunciado que locais que não tivessem estrutura física e pessoal para retornar com os atendimentos, os locais permaneceriam fechados.

Foi o que aconteceu na Capital do Vinho. De acordo com informações da unidade local, parte dos funcionários integram os grupos de risco da Covid-19, o que acaba dificultando a reabertura do local.De acordo com o INSS, para as agências reabrirem suas portas, é necessário que pelo menos, seis funcionários estejam aptos a realizarem os atendimentos. Caso contrário, a instrução é de manter os locais fechados por tempo indeterminado.

Outra situação que não concretizou a reabertura das agências do INSS ocorre pelo não retorno dos médicos peritos que, na sexta-feira, 11, encaminharam nota, através da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), afirmando que os profissionais seguirão em trabalho remoto, até que haja condições físicas para o retorno da categoria na maioria das agências.

Entre os problemas apontados pela classe está a falta de equipamentos de proteção individual para os profissionais. A direção do INSS informou nesta segunda-feira, 14, que novas inspeções em diversas agências do país vão estar sendo realizadas para agilizar a retomada dos trabalhos e, consequentemente, a reabertura da maioria das agências.