Chega outubro e a cidade se pinta de rosa. Entidades e a população se mobilizam por uma causa que está deixando de ser tabu e auxiliando a vida de muitas pessoas. O Outubro Rosa é contra o câncer e a favor de todas as pessoas que enfrentam ou enfrentaram a doença algum dia. A movimentação é em favor da vida e da batalha com um sorriso no rosto. O câncer de mama é uma doença que assusta e interfere na vida de muitas famílias, mas, durante o mês de mobilização, as pessoas percebem que não estão sozinhas e ganham ainda mais ânimo em busca da cura.

A Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves intensificou as suas atividades neste mês e as expandiu para outras cidades da região com o objetivo de conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Além de Bento, Carlos Barbosa, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Montenegro recebem uma programação com palestras e encontros de conscientização em mais de 80 pontos. A Liga atua em empresas, escolas, demais associações e faz abordagens nas portas de casa, inclusive.

A presidente da Liga, Maria Lúcia Severa, destaca que o Outubro Rosa ganha ainda mais destaque a cada ano devido ao envolvimento cada vez maior de pessoas. As ações realizadas durante este mês são feitas especificamente por um mutirão de voluntários. “A participação é espontânea e demonstra conscientização da população em torno do câncer de mama. Esses voluntários se unem ao nosso trabalho, que também conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais para compartilhar conhecimento e, assim, diagnosticar a doença cedo para poder combatê-la. Formamos um batalhão nesta luta”, afirma.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 10 de outubro.