10ª edição do evento contou com a palestra de Caio Coppolla e reuniu mais de 250 empresários da construção civil

O Meeting da Construção, tradicional evento promovido pela Associação das Empresas de Construção Civil da Região dos Vinhedos (Ascon Vinhedos), chegou a sua décima edição neste ano. O evento, que reuniu mais de 250 empresários da construção civil no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, trouxe uma palestra com Caio Coppolla, um dos maiores comentaristas políticos do Brasil.

Coppola analisa fatos do cotidiano brasileiro e mundial, sob o prisma conservador. “De um jovem conservador, mas não reacionário”, nas palavras dele mesmo. Durante a palestra, o comentarista abordou as perspectivas do cenário político-econômico do Brasil sob o aspecto da aparente mudança de rumo que haverá na condução da nação.

Em sua fala, Coppola explorou as diferenças de abordagem dos dois projetos políticos antagônicos (direita e esquerda) sobre o Estado em fatores econômicos, de posicionamento, sociais e na questão de organização política. “Acima de tudo quero deixar uma mensagem otimista, porque o empresário brasileiro já deu uma demonstração ímpar de resiliência resistindo em um período curto de uma década, a duas crises sem precedentes na história da República. Uma delas foi a crise do desgoverno Dilma, causada por incompetência, corrupção e por intervencionismo estatal e depois tem a da pandemia, que veio agravada pela maior seca da história. Depois, subsequentemente a gente tem a maior inflação de alimentos do mundo e uma alta no preço dos combustíveis, em um cenário de guerra na Europa, então esse empreendedor aqui ele é extremamente resiliente e não vai ser diferente desta vez. É uma honra de falar com o Brasil que está dando certo”, destacou.

O presidente da Ascon Vinhedos, Rafael Panazzolo, salientou a importância da discussão do tema. “O Meeting é um evento  que busca trazer o que está mais em ênfase no momento. Já tivemos encontros ligados ao setor da construção, falando de inovações em termos de sistemas construtivos e de legislações. Neste ano como foco está muito nessa questão política, com essa situação ainda de certa forma indefinida, gerando bastante insegurança às pessoas, aos empresários, às empresas, então procuramos trabalhar nesse sentido”, apontou.

Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o mercado da construção civil é responsável por 6,2% do PIB do país e representa 34% do total da indústria brasileira (dados de 2021). “Ainda se surge muita dúvida de qual vai ser a posição política, mas acreditamos que independente do que aconteça, o setor da construção civil vai crescer, normalmente ele é um carro chefe na questão da busca de empregos, de movimentação do setor e da economia”, analisou Panazzolo.

Além de associados e parceiros da entidade, o evento também contou com a presença de autoridades locais.

Foto: Laura Kirchhof