Um acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira, 13, na ERS- 446, na primeira ponte no sentido Carlos Barbosa/SãoVendelino, causou a morte do médico psiquiatra Luiz Carlos Mabilde, de 76 anos. Ele dirigia um carro Audi, placas JDM-3380, de Porto Alegre, sentido Carlos Barbosa-São Vendelino, quando perdeu o controle do veículo, colidiu contra a mureta de proteção de uma ponte e caiu de uma altura de aproximadamente 20 metros, falecendo no local.

Mabilde era psiquiatra e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Suil (Ufrgs) e professor convidado dos Cursos de Especialização em Psiquiatria, Psicoterapia e de Supervisão, além de psicanalista didata e professor do Instituto de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA/IPA).

A Associação Brasileira de Psiquiatria divulgou uma nota em que lamenta a morte do profissional e ex-presidente da entidade. Confira:

É com imenso pesar que a Associação Brasileira de Psiquiatria vem a público comunicar o falecimento do seu ilustre associado Dr. Luiz Carlos Mabilde, ocorrido hoje, 13 de janeiro de 2021, aos 76 anos.

Ex-presidente da Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, o Dr. Mabilde – como era conhecido – também atuava como professor/supervisor convidado dos Cursos de Especialização em Psiquiatria, Psicoterapia e Supervisão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Em julho de 2013, foi homenageado pela ABP na campanha Orgulho de Ser Psiquiatra, enviando um texto de sua autoria sobre a escolha da especialidade e da atuação como psicanalista, confira abaixo.

A ABP orgulha-se por ter tido o Dr. Luiz Carlos Mabilde em seu quadro associativo e solidariza-se com seus familiares e amigos pela perda.

Policiais militares do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Ambientais (BPAT), do Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) estiveram no local.

Imagens: Arquivo Associação de Psiquiatria e Vitoria Lovat / RBS TV