Em Bento Gonçalves, a reitoria do Instituo Federal de Educação (IFRS) emitiu nota sobre a portaria que obrigava o retorno das aulas presenciais a partir de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) voltou atrás e revogou a portaria que determinava o retorno das aulas presenciais em universidades federais a partir do dia 4 de janeiro. A decisão foi tomada após repercussão negativa dos estabelecimentos e de especialistas em saúde e educação.

Segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a suspensão do retorno ocorreu devido à grande resistência de entidades e profissionais. A partir de agora, o MEC deverá abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. O próprio Ribeiro confirmou que as escolas não estavam preparadas. “A sociedade está preocupada, quero ser sensível ao sentimento da população”, explica.

Em Bento Gonçalves, a reitoria do Instituo Federal de Educação (IFRS) emitiu nota sobre a portaria. De acordo com o documento assinado pelo reitor Júlio Xandro Heck, a decisão foi recebida com surpresa, num momento em que o Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros registram elevação no número de casos do novo coronavírus.

Segundo o IFRS, apesar da adoção de medidas sanitárias que visam a preservação da integridade de funcionários, professores e alunos, a manutenção das aulas por meio de trabalho remoto e das atividades pedagógicas não presenciais, seria o caminho mais adequado a seguir. “Entendemos que não há até o presente momento, do ponto de vista epidemiológico, elementos que justifiquem o retorno presencial, nem qualquer alteração nas orientações emanadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde que indique a reversão da situação de emergência. Seguiremos, portanto, primando por critérios técnicos e científicos para as decisões institucionais, amparados pela autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial legalmente nos conferida”, afirma a nota.