A Serra Gaúcha permaneceu, mais uma vez, na bandeira laranja do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, o que representa risco médio para a contaminação do novo coronavírus. Esta já é a 15ª semana seguida que a região se manteve no mesmo patamar. A 27ª atualização preliminar do mapa foi divulgada na sexta-feira, 6 de novembro. Apesar da manutenção da Serra, pelo menos outras três regiões passaram para a bandeira vermelha (risco alto) e duas para a amarela (risco baixo).

De acordo com o governo, as regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo apresentaram piora nos indicadores e passaram para bandeira vermelha. Nas regiões de Erechim e Bagé, foi percebido o contrário, e ambas ficaram em bandeira amarela neste mapa preliminar.

As regiões que quiserem contestar a decisão tem até o domingo, 8 de novembro, para encaminhar os pedidos de reconsideração ao Governo. Na segunda-feira, 9 de novembro, o Governo divulga o mapa final e as regras passam a valer na terça-feira, 10, estendendo-se até o dia 16.

No Estado, o grupo de monitoramento constatou estabilidade em todos os indicadores, com variações inferiores a 5%. Como pontos negativos, nos quais os indicadores mostraram piora, estão o número de internados com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em leitos de UTI, que cresceu 3%; o número de óbitos, que aumentou 4%; e a quantidade de leitos livres, queda de 3%.

Contabilizando os pacientes internados por outras causas, nesta semana houve leve aumento no número de leitos de UTI ocupados. Com a manutenção do total de leitos de UTI no Estado, se percebe estabilidade na razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 nas últimas quatro semanas.