A instalação de novos parquímetros deve aumentar o rigor da fiscalização de irregularidades na zona azul de Bento Gonçalves. Agora o sistema será conectado e um veículo com câmera de vídeo-monitoramento irá circular para identificar quais carros estão com o tempo vencido ou sem registro no sistema. Do outro lado, a novidade promete facilitar a vida dos usuários, que terão mais opções para pagar a tarifa e acertar débitos por irregularidades.

Ao todo, foram instalados 33 parquímetros. A perspectiva do Poder Público é que nos próximos meses também seja implementado um sistema de sensoriamento, que vai ser conectado a um aplicativo para identificar vagas disponíveis e notificar autoridades sobre veículos em situação irregular.

Com o sistema antigo, o comprovante do pagamento precisava ser colocado no painel do carro, em local visível. Com o novo, isso não será necessário porque o controle será feito pela placa, que precisa ser informada na hora do pagamento, no parquímetro.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, José Paulo Marinho, uma das vantagens é a facilidade na hora da regularização. “Por exemplo, a pessoa foi notificada por estar sem regularização e ela tem 48 horas para pagar. Antes precisava ser direto com o escritório, mas agora poderá ser feito pelo parquímetro, em qualquer horário”, explica. Ainda segundo o secretário, a partir de agora a fiscalização será toda eletrônica e não vai haver necessidade de os fiscais olharem veículo por veículo.

Marinho explica que um funcionário ficará responsável por fazer o controle das irregularidades e encaminhar as advertências para o Detran após 48 horas. “A fiscalização será feita pelo veículo, com vídeo monitoramento, e os agentes vão ser informados pelo monitor, por um sistema online”, complementa.

Todo o investimento para as mudanças foi feito pela Rek Parking. O secretário explica que o contrato estava próximo de vencer e que era necessário um sistema moderno de estacionamento. “Em breve, teremos todos os estacionamentos sensorizados. Ou seja, o usuário poderá olhar no app do celular onde tem vaga livre para estacionar. E nós podemos controlar o tempo de uso daquele cidadão, já que isso vai ser informado pelo sistema”, explica.

Mudança gradativa

Ao longo da semana, os agentes estarão disponíveis em frente à Prefeitura, na Via Del Vino, para esclarecer dúvidas e explicar o funcionamento dos novos parquímetros aos interessados. A Prefeitura informa que o sistema (de sensoriamento) vai ser implementado aos poucos, como forma de adaptação dos usuários.

O que muda?

– Mais formas de pagamento (crédito, débito, app)
– Horário estendido de funcionamento
– Sensores veiculares
– Postos de venda que aceitarão dinheiro para a emissão.
– Fiscalização eletrônica