A listagem contendo os 15.234 candidatos que concorrem a uma das 3.980 vagas em 89 opções de cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi divulgada nesta sexta-feira, 28, no site da instituição. Desse total, 1.044 vão realizar as provas em Bento Gonçalves. Além da Capital do Vinho, as cidades de Porto Alegre, Imbé, Tramandaí, Canoas, Novo Hamburgo e Gravataí também estarão recebendo os estudantes para o processo seletivo. A ampliação de municípios é uma das estratégias para diminuir os deslocamentos e possíveis aglomerações em meio a pandemia de covid-19.

Conforme as informações da instituição, as provas estão marcadas para ocorrer nos dias 12 e 13 de fevereiro. Os candidatos podem comparecer aos locais de prova até as 14h30min, pois os portões serão fechados pontualmente às 15h. Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte ao de aplicação do Vestibular, 13 e 14 de fevereiro, às 9h, no site da Ufrgs. E o listão de aprovados está programado para até 25 de fevereiro.

Em razão da pandemia, os candidatos deverão observar os protocolos sanitários para acesso às salas de aplicação das provas. Entre as obrigatoriedades está a utilização de máscara, preferencialmente do tipo N95 ou PFF2, apresentar identidade e comprovante impresso de vacinação contra a covid-19 – com, no mínimo, duas doses, levar garrafa com água (os bebedouros das escolas estarão desativados), além de levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 

Sabatistas

No dia 12 de fevereiro, os candidatos que indicaram na inscrição a condição de sabatista, guardador do sábado por convicção religiosa, devem ingressar no local de prova até o horário indicado para todos os participantes e aguardar em isolamento o horário adaptado para a realização do vestibular: 19h, não podendo, durante esse período de espera, realizar consulta, comunicação ou manifestação. No dia 13, esses candidatos realizam os exames nas mesmas condições dos demais vestibulandos.

Candidatos em cada cidade de aplicação:

  • Porto Alegre – 11.173
  • Canoas – 1.113
  • Bento Gonçalves – 1.044
  • Novo Hamburgo – 776
  • Gravataí – 533
  • Tramandaí – 397
  • Imbé – 198

Foto: Gustavo Diehl / Ascom UFRGS