Número representa 36,5% da população do município

Após cinco meses do início da vacinação contra a covid-19, em 19 de janeiro, Bento Gonçalves se aproxima da marca de 45 mil imunizados com a primeira dose da vacina. O número representa 36,5% da população total da cidade, que atualmente beira os 121 mil, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A marca foi alcançada na sexta-feira, 26, conforme divulgou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Apesar do aumento de vacinados, ainda há muito trabalho pela frente, visto que para diminuir a situação agravante da doença, segundo pesquisas científicas, é necessário imunizar mais de 70% da população com as duas doses. E este número preocupa, afinal, dos 44.511 imunizados, apenas 19.715, ou seja, 16,2% da população está com o ciclo vacinal completo.

A demora para acelerar a imunização ocorre, muitas vezes, pelo atraso na chegada de novas doses. Prova disso ocorreu com a CoronaVac, quando o Instituto Butantan parou com a produção do imunizante, em decorrência de entraves na importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), vindos da China. Além disso, os baixos números de doses que chegavam semanalmente não eram suficientes para alcançar números desejados pela SMS. Agora, com a aceleração na produção nacional das vacinas AstraZenenca e CoronaVac, além da chegada de doses da Pfizer e da Janssen, a esperança é de que a vacinação ganhe velocidade.

Conforme o Governo do Rio Grande do Sul, a meta é de que até o dia 20 de setembro, dia em que os gaúchos celebram a Revolução Farroupilha, toda a população que se enquadra no perfil vacinável tenha recebido, ao menos, a primeira dose do imunizante. Para acelerar a vacinação, o governador Eduardo Leite até anunciou a premiação em dinheiro para os municípios que mais vacinarem, de acordo com o número de moradores.

Em Bento Gonçalves, até o momento foram imunizados 27.151 pessoas acima de 50 anos. Já àqueles que possuem alguma comorbidade (doença) a vacina foi aplicada em 7.260 pessoas. Pelo menos 4.410 profissionais da saúde e 2.305 professores também receberam o imunizante. Gestantes e puérperas somam 203 vacinadas. As aplicações na Capital do Vinho ocorrem em formato drive-thru, na Fundaparque, além de mutirões na Rua Coberta, no bairro Planalto e também no Espaço de Saúde do Idoso, no Progresso e, na última semana, as Unidades de Saúde dos bairros Conceição e Municipal, apontados como as regiões que apresentaram maiores índices de contaminação pela doença após testagem em massa, também passaram a realizar a aplicação das doses.

Para a secretária de Saúde de Bento Gonçalves, Tatiane Misturini Fiorio, a experiência dos profissionais envolvidos na campanha de vacinação foi um diferencial que ajudou nesta etapa. “Temos uma equipe experiente que acompanha há anos campanhas de imunização, isso nos ajudou muito neste novo desafio. Mas, estamos nos aperfeiçoando e tornando a campanha cada vez mais ágil para população e nossos dados demonstram isso”, afirma.

Ela salienta ainda que apesar do avanço com a primeira dose, a população precisa esperar o tempo previsto para a aplicação da segunda dose e, quando chegar a hora, ir até o local de vacinação para completar o ciclo. “É importante que as pessoas entendam que é preciso aplicar as duas doses do imunizante. O Plano de Vacinação proíbe a escolha de vacina. Todas que recebemos são aprovadas pela Anvisa, e o melhor imunizante é o que a nossa equipe aplica no braço da população. Por isso, reforçamos o pedido que todos realizem a imunização”, salienta.