Pelo menos 42,3 mil metros quadrados de área ambiental foram desmatados no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves e flagrados pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) na tarde de quinta-feira, 22. O fato ocorreu durante Operação Força Verde, que tem por objetivo combater e fiscalizar possíveis áreas de desmatamento e degradações. A descoberta só foi possível ao monitoramento via plataforma MapBiomas e da utilização de um drone que sobrevoou pelo local confirmando a situação.

Segundo o Comando Ambiental, foi possível ver o desmatamento de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica. Ao buscar dados sobre a ação de derrubada de árvores junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM), foi confirmado que a ação não possuía licença ou autorização para ocorrer.

No mesmo dia, em Nova Bassano, os agentes flagraram uma ação de desmatamento ainda maior: 63,3 mil metros quadrados de supressão de vegetação nativa, em estágio médio de regeneração natural. Parte dessa destruição atingiu área de preservação permanente (APP).

Após o flagrante, as autoridades notificaram os proprietários das áreas e confeccionaram boletins de ocorrência pelos crimes contra a flora.

Foto: Comando Ambiental da Brigada Militar / Reprodução