O exame avalia conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo dos cursos de graduação

No domingo, 24, 434.859 estudantes que estão concluindo cursos de graduação vão fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. O exame avalia conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Com base nas notas dos alunos é calculado o chamado Conceito Enade, que classifica os cursos em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.

A inscrição é obrigatória aos estudantes ingressantes e concluintes, mas apenas os que finalizaram o curso precisam fazer o exame para colar grau e receberem o diploma. Não existe a obrigação de uma nota mínima para que ele seja aprovado. A situação de regularidade do estudante em relação ao Enade é registrada no histórico escolar.

O presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, disse que é importante que os estudantes compareçam e façam a prova, lembrando que o Enade é um instrumento de avaliação para quem vai ingressar nas instituições de ensino.

“É muito importante que os alunos façam a prova do Enade pensando nos próximos estudantes que virão. Ele tem que fazer com consciência porque esse componente da avaliação vai mostrar para os novos alunos o valor da instituição dele.O resultado final da avaliação permite as pessoas saberem se vão estudar em uma instituição que tem uma estrutura, que tem bibliotecas, professores preparados, um plano pedagógico”, esclareceu.

Cursos Avaliados

A cada ano um grupo diferente de cursos é avaliado. Em 2019, as provas serão aplicadas aos estudantes das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; Os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança também farão parte do Enade 2019.

Questionário

O Enade é composto por uma prova para avaliação de desempenho e um Questionário do Estudante. Antes de fazer a prova os graduandos precisam preencher o questionário, disponível na internet. O prazo final para o preenchimento é nesta quinta-feira, 21. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Provas

As provas serão aplicadas em todo o país. Os inscritos podem acessar o sistema Enade para consultar o local e horário.

Mussi alerta os candidatos para que confiram as informações com antecedência e não se atrasem. “É importante que o aluno veja onde ele vai fazer a prova e planeje como vai chegar, porque no domingo sempre tem menos ônibus e o funcionamento do metrô também diminui. É importante que ele planeje chegar com antecedência e saiba como chegar na instituição onde será aplicada a prova”, explicou o presidente substituto do Inep.

Fonte: Ministério da Educação
Foto: Arquivo