Mais de 30% dos imóveis brasileiros já foram visitados pelos agentes de saúde e militares das Forças Armadas para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Ao todo, 20,7 milhões, dos 67 milhões de imóveis estimados, receberam equipes para identificação de focos e orientação aos moradores sobre medidas de prevenção ao vetor, conforme balanço da Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC) de Enfrentamento à Microcefalia. Para reforçar a importância de eliminar os focos do vetor, o Ministério da Saúde recomenda aos viajantes e também aqueles que vão ficar em casa durante o feriado que façam uma vistoria para não deixar recipientes que possam acumular água parada e servir como criadouro do mosquito.

O número divulgado na sexta-feira, 5 de fevereiro, é quase o dobro do divulgado no levantamento da última semana, quando foram vistoriados 10,9 milhões de domicílios. O total de imóveis a serem inspecionados foi ampliado para tornar ainda maior a cobertura de combate aos focos do mosquito, passando da meta inicial de 49 milhões de domicílios para os 67 milhões de edificações. Essa diferença inclui visitas a prédios públicos, comerciais e industriais. “O crescimento contínuo do número de imóveis vistoriados é resultado direto do comprometimento das equipes de combate ao Aedes, na identificação de focos e conscientização da população para as medidas de prevenção. Nesta ação, estados e municípios têm papel fundamental, especialmente agora, com uma meta maior de visitas a imóveis. Todos esses esforços estão sendo comprovados pelos registros das salas estaduais enviados à Sala Nacional, que sistematiza e controla a mobilização para eliminação do vetor”, argumenta o coordenador da Sala, do Ministério da Saúde, Marcus Quito.

Ao todo, 3.984 municípios, dos 5.570 definidos para serem vistoriados pelas equipes de combate, computaram as ações até 4 de fevereiro. Esse número é 25% superior ao verificado na semana anterior (3.183 cidades). Todos os estados e o Distrito Federal já registram as visitas realizadas no Sistema Informatizado de Monitoramento da Presidência da República (SIM-PR).

Atualmente, o Piauí é o estado com maior percentual de imóveis vistoriados, com 74,6%, seguido da Paraíba (71,7%) e Minas Gerais (67,6%). Em números absolutos, Minas Gerais é a unidade federativa que mais realizou visitas, somando 4,8 milhões. São Paulo totalizou 3,8 milhões, e o Rio de Janeiro, 2,5 milhões.

Informações do Ministério da Saúde.