Na quinta-feira, 1º de dezembro, às 19h, ocorre a abertura da mostra coletiva ‘Sinfonia das Pedras’, organizada pela Confraria das Pedras, em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AAPLASG) e a Fundação Casa das Artes. Durante o evento, 25 artistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estarão perfazendo cerca de 50 esculturas em pedra, nas mais variadas linguagens da abstração à figura humana.

De acordo com presidente da AAPLASG, Ivete Todeschini Menegotto, a presença deste evento na cidade é importantíssima. “Me honra muito receber a confraria, pois sei o quanto se luta para manter qualquer tipo de trabalho artístico. Não é nada fácil reunir escultores de três estados diferentes, que vêm para mostrar suas belíssimas artes. Eles merecem aplausos. Na exposição, teremos duas obras de cada artista, que estarão em vários pontos da Casa das Artes, tendo a maior dela na sala Anastácio Orlikowski”, revela.

A confraria

A Confraria das Pedras foi criada em outubro de 2017 pelo escultor José Kanan, a partir de um grupo de escultores da Serra e de Porto Alegre, do Atelier Livre da Prefeitura da Capital Gaúcha. A sociedade tem como objetivo congregar e divulgar os trabalhos dos escultores, principiantes e profissionais, que se dedicam ao ofício da escultura em pedra (mármore, granito, basalto, pedra sabão, sodalita, quartzo e outras).

No mesmo ano de fundação, ocorreu a primeira mostra coletiva da Confraria, na Casa de Pedra de Canela. Em 2018, na Fundação Sport Club Internacional (POA), na Associação Feminina Riograndense de Letras (POA), e na Fundação Chico Lisboa (POA). Em 2019, 2021 e 2022, a exposição ocorreu no Espaço Cultural Correios de Porto Alegre.

Os artistas que se dedicam a esta arte são atraídos pelas cores, formas e desenhos que são encontrados na natureza. Porém, é o setor das artes plásticas que atrai o menor número de profissionais. “Não poderíamos deixar de parabenizar e homenagear Kanan. Quem sabe mais artistas da Serra Gaúcha farão parte da confraria?”, convida Ivete.

SERVIÇO

O que: Exposição ‘Sinfonia das Pedras’
Local: Fundação Casa das Artes
Endereço: rua Henry Hugo Dreher, 127, bairro Planalto, Bento Gonçalves
Abertura: 1º de dezembro, quinta-feira, às 19h
Encerramento: 27 de janeiro de 2023
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30min