Segundo a Secretaria de Saúde do município, esse número é quase o dobro do registrado em fevereiro

A Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves divulgou nesta quarta-feira, 30, dados relacionados ao atendimento pediátrico em março na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, no bairro Botafogo. Segundo a Secretaria de Saúde (SMS), o fluxo de pacientes do público infantil aumentou em mais de 93% nestas últimas duas semanas em comparação com as primeiras do mês.

Do dia 1º até 20 de março, a SMS contabilizou 2.450 crianças atendidas. Para efeitos de comparação, a pasta informou que em fevereiro foram feitos 1.266 acolhimentos relacionados a diversos sintomas, quase metade do quantificado até o momento.

Ultimamente está em pauta a reformulação do atendimento na UPA, já que diversas pessoas reclamaram da falta de profissionais para atendimento nas últimas semanas. A secretária de Saúde, Tatiane Misturine Fiorio, diz estar ciente disso e segue monitoramento o aumento da procura pelo serviço médico. “Entendemos que a mudança climática, aliada com o retorno das aulas, são fatores que contribuem para essa alta, que normalmente é registrada no inverno”, disse.

A prefeitura já abriu um processo seletivo simplificado em que visa a contratação de 28 novos profissionais para trabalhar na UPA, sendo que 14 são voltados para a área pediátrica.