As forças policiais gaúchas alcançaram a marca de 10,2 toneladas de drogas apreendidas em 2015. Os dados são do Departamento Estadual do Narcotráfico da Polícia Civil (Denarc). São 9,6 toneladas de maconha, 317 quilos de cocaína, 282 quilos de crack e 3,6 quilos de haxixe. A Brigada Militar apreendeu 1,2 tonelada de maconha, nesta segunda-feira, 14 de dezembro, em Porto Alegre.

O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, destaca o perfil das ações desencadeadas, baseadas na inteligência policial e em operações de grande efetividade. “Temos como diferencial o aumento de apreensões de armamentos pesados, oriundos do tráfico de armas, o ataque ao poderio financeiro das facções criminosas e o fortalecimento dos mecanismos de combate ao furto e roubo de veículos”, afirma.

Outro ponto de destaque são as ações com foco no tráfico de drogas sintéticas. Em comparação a 2014, o aumento nas apreensões de ecstasy foi de 75%. As apreensões de LSD tiveram aumento de 191% e as de lança-perfume, 338%.

O diretor do Denarc, delegado Emerson Wendt, salienta que “o recrudescimento no combate ao tráfico de entorpecentes se pautou prioritariamente em investigações cujo resultado é qualificado, aumentando não só as apreensões de drogas, mas principalmente de presos e armas”, aborda.

Informações do Governo do Estado.