O fator ocorre em ambos os sexos, na faixa etária dos 20 aos 49 anos. Porém, a incidência ainda é maior em homens

O Dia Mundial da Luta contra a AIDS é celebrado na terça-feira, 1° de dezembro. A data é um alerta para a prevenção da doença, e que, mesmo tendo parceiro fixo, os exames são de alta importância para a população.

Em Bento Gonçalves, segundo dados do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) – um setor que presta atendimentos às pessoas que vivem com HIV/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase – desde 1986, início de registros na cidade, até novembro de 2020, há 727 casos registrados. Neste ano, foram diagnosticados 15 novos com a patologia e 29 com o vírus HIV. “AIDS é quando a doença já comprometeu a saúde e o HIV é aquele portador do vírus, sem doença instalada”, esclarece a coordenadora do setor, Adriana Cirolini

Ao longo desta semana, testes rápidos estão sendo ofertados no SAE/CTA, junto ao antigo hospital Galassi. Foto: Vinicius Pizzeti

A AIDS atinge pessoas de todas as faixas etárias. A infecção ainda é maior em homens. Conforme o SAE/CTA, são 405 do sexo masculino (59%) e 278 mulheres (40%), na faixa etária entre 20 e 49 anos. “A média de casos se mantém: 24 casos a cada 100 mil habitantes, o que já está ocorrendo na última década”, aponta.
O acesso às informações corretas e o uso do preservativo em todas as relações são a melhor forma de prevenção da infecção e o diagnóstico precoce é a melhor maneira para que as pessoas que vivem com HIV/AIDS tenham melhor qualidade de vida.

Sobre o SAE/CTA

O setor atua, também, no desenvolvimento de projetos de prevenção para público específico, como: profissionais do sexo, população carcerária, escolares, trabalhadores de empresas e população em geral. O Serviço oferece testagens rápidas. Após o diagnóstico reagente, o usuário é encaminhado ao setor onde é realizada a escuta do mesmo pelos técnicos, oferecendo informações acerca da doença, tratamento, funcionamento do local, ofertando, além das consultas com infectologista, a disponibilidade de acompanhamento com enfermeiro, psicóloga, assistente social e nutricionista.

Atividades alusivas

No dia 1º de dezembro, o CTA abrigou a Exposição de Mensagens POSITHIVAS, com oferta de testes rápidos. Nos outros dias da semana, a testagem permanece no horário de funcionamento do setor (das 7h30min às 11h30min e 13h30min às 17h30min). A exposição ficará toda a semana no hall de entrada do antigo Galassi.

Prefeitura promoveu ações de conscientização à data. Foto: Vinicius Pizzeti