Tradicionalista é exemplo de amor pela cultura do Rio Grande do Sul

O Gaúcho Homenageado nos Festejos Farroupilhas 2022 foi Lourenço Cusin Neto, bento-gonçalvense que contribui de forma humilde e importante para o engrandecimento do tradicionalismo, reforçando laços de amizade e companheirismo.

Emocionado, Cusin agradeceu pela oportunidade. “Fiquei muito feliz em receber essa homenagem, após muitos anos de trabalho dentro do movimento tradicionalista. É algo que nem esperava, pois passei por tanta coisa. Minha família, amigos e conhecidos também ficaram bastante emotivos com a consagração”, valoriza.

O convite foi feito em 30 de agosto, com presença do prefeito Diogo Siqueira, vice-prefeito Amarildo Lucatelli, secretário de Cultura Evandro Soares, presidente da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) Adiles Rodrigues de Freitas e os tradicionalistas Álvaro Machado de Mesquita e Ivete Dalla Valle.

Sua história

Nasceu em 16 de outubro de 1939, no distrito de Faria Lemos. O filho de Pedro Cusin e Italia Buffon Cusin, se estabeleceu em Veríssimo de Matos, onde foi agricultor até os 21 anos. Em 1961, casou com Beatriz Postal Cusin, com a qual teve três filhos.

Trabalhou na Sultefa, companhia de estrada e rodagem e após, foi para o 1º Batalhão Ferroviário, onde ajudou na construção da rede ferroviária-tronco sul: Bento Gonçalves a Lages, conhecida como Ferrovia do Trigo. Ali iniciou como braçal e passou a trabalhar no rancho, como cozinheiro.

Após a mudança do Batalhão para Lages, Cusin foi transferido para a Escola Agrotécnica Federal, passando de cozinheiro a mestre de Construção Civil, onde foi homenageado como “Funcionário Padrão”. Neste mesmo tempo, ajudou na comunidade Maria Goretti, chegando a atuar na presidência, além de receber homenagem na Comarca de Vereadores pelos trabalhos prestados à comunidade.

Em 1997, foi um dos fundadores da ABCTG, onde auxiliou por um período na realização dos cursos de danças tradicionalistas.

Trabalhou, também, na empresa Polibrilho e no Centro de Tradições Gaúchas Laço Velho, durante a gestão do patrão Grimar de Jesus Freitas. Em 2006 foi eleito patrão do CTG Gaudério Serrano, exercendo o cargo por três gestões e conquistando por três anos consecutivos os 200 pontos na Lista Destaque. Neste período, colocou vários peões e prendas na 11ª Região Tradicionalista e classificou diversos nos concursos Regionais e Estaduais, viajando pelos quatro cantos do Rio Grande, acompanhando-os e participando de eventos, congressos e convenções.

Além disso, recebeu do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a Comenda João de Barro, que tem como finalidade prestar homenagem a pessoas e entidades. Materializada num Certificado, enalteceu a Cusin pelos serviços prestados ao movimento tradicionalista, e pelo exemplar amor ao Rio Grande do Sul, traduzidos em atos concretos na defesa, manutenção e promoção da identidade cultural do gaúcho.