Um novo lote, com 1,12 milhão de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech começou a ser distribuído nesta segunda-feira, 10, para os estados brasileiros. As vacinas serão utilizadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. Esta é a segunda remessa a ser entregue. Na semana passada, o Ministério da Saúde já havia distribuído lote com um milhão de doses.

Por ser um imunizante que necessite ser armazenado a uma temperatura de -90ºC a -60ºC, as doses serão distribuídas apenas nas capitais do país, de forma igualitária. “Em função disso, o Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir a aplicação da primeira e segunda doses com intervalo de 12 semanas entre uma e outra”, informou o ministério.

A vacinação contra a covid-19 começou no país no dia 18 de janeiro. Até o momento, contando com esse novo lote, foram destinadas a todas as unidades da Federação aproximadamente 75,4 milhões de doses de imunizantes.

Foto: Pedro Ribas/SMCS