Um homem, sem identificação confirmada pelas autoridades, chefe de uma das facções criminosas que comandam o tráfico de drogas na Serra Gaúcha, foi preso em operação da Polícia Federal na terça-feira, 9 de janeiro, no Rio de Janeiro. Conforme as informações, ele estava foragido há três anos, utilizava nome falso e vivia na capital carioca em um apartamento no bairro Copacabana.

Segundo a Polícia, o homem deveria estar cumprindo pena em regime fechado, já que foi condenado por três homicídios duplamente qualificados e uma tentativa de homicídio duplamente qualificada ocorridos em Caxias do Sul. Ele também respondia por outros cinco processos criminais. As penas, juntas, chegam a 30 anos de reclusão.

As investigações apontam ainda que ele é acusado de envolvimento em mais dois homicídios e três tentativas de homicídio qualificado, além de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, fuga prisional, tráfico de drogas e corrupção ativa.

Sendo beneficiado a cumprir pena em regime semiaberto, utilizando a tornozeleira eletrônica desde 2020, o criminoso acabou rompendo o dispositivo e fugindo.

Agora, ele deve ser conduzido novamente ao sistema prisional do Rio de Janeiro.

A ação mobilizou a Delegacia de Polícia Federal em Caxias do Sul, a Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil de Caxias do Sul/RS e o 4º Batalhão de Choque da Brigada Militar do RS.

Foto: Polícia Federal / Reprodução