Previsão da prefeitura é de que as obras custem aproximadamente R$ 495 mil; recursos são oriundos de convênio entre o Governo Federal e Município

A Prefeitura de Bento Gonçalves publicou o edital para a construção de uma ponte turística no Vale dos Vinhedos. O projeto receberá recursos do Governo Federal e deve ser construído para servir de acesso à comunidade da Garibaldina. Segundo a prefeitura, a construção já vinha sendo reivindicada há tempos pelos moradores. Conforme solicitação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), a estrutura será diferenciada dos modelos tradicionais, para servir de acesso a pé e por meio de veículos. As propostas deverão ser analisadas em agosto.

De acordo com o edital, o processo será em regime de empreitada por preço global. A empresa vencedora do certame será responsável pelo fornecimento de material e mão de obra, tudo conforme projetos, planilha de orçamento, cronograma físico-financeiros, memorial descritivo, estudos de viabilidade, entre outros.

A Ponte na rota turística Vale dos Vinhedos, é decorrente de convênio firmado entre a Caixa Econômica Federal e o município de Bento Gonçalves. Conforme o projeto, o valor estimado pela obra deve ficar em aproximadamente R$ 495 mil. De acordo com a diretora adjunta do Ipurb, Melissa Bertoletti Gauer, a estrutura prevista vai dispor de passeio público para pedestres e também servirá de atrativo turístico. “Ela (a ponte) será bem mais larga, com passeio público para pedestres e também turística, pois terá elementos que lembram as parreiras de nossa região, além de oferecer mais segurança para quem trafega pela estrada”, garante.

Após a definição da empresa vencedora do certame, as obras deverão ser concluídas em até 180 dias após assinatura do contrato e ordem de serviço.

Foto: Reprodução