Uma explosão controlada derrubou um paredão de rochas que corria risco de cair no quilômetro 43 da ERS-122, entre os municípios de São Vendelino e Farroupilha. A operação, realizada na tarde de quarta-feira, 4 de dezembro, faz parte dos trabalhos de liberação do trecho, realizados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado.

A detonação ocorreu por volta das 14h e necessitou de cerca de duas toneladas de explosivos. O material foi instalado nos 60 furos que as equipes de obras haviam aberto nas rochas. “Ainda hoje demos início à remoção das mais de 10 mil toneladas de destroços que caíram sobre a pista, no intuito de liberarmos o trânsito o quanto antes”, afirma o secretário Juvir Costella. “Pensamos, acima de tudo, na segurança das pessoas que utilizam a ERS-122. Por isso, após completarmos a limpeza, daremos início à contratação de uma empresa que nos aponte uma solução definitiva para conter quedas de barreira na rodovia.”

A estimativa é que o trânsito no trecho seja liberado na terça-feira, 10 de dezembro. O tráfego ocorrerá em duas pistas, em sentidos opostos. O trecho terá velocidade controlada e reforço na sinalização.

A ERS-122 está interrompida desde 4 de novembro, em razão do deslizamentos do alto da encosta. Os motoristas que precisam viajar entre Farroupilha e a Região Metropolitana de Porto Alegre devem adotar como desvio as rodovias RSC-470, ERS-446 e RSC-453, passando por Carlos Barbosa e Garibaldi.

Fonte: Ascom RS
Foto e vídeo: Encopav