Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher lançam projeto social “móvel” para apoiar e ajudar mulheres nas mais diversas situações de necessidade

Neste mês de maio, o Centro Revivi e a Coordenadoria da Mulher, que atuam pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), resolveram lançar um projeto diferente do que vinha sendo feito. Desta vez, a ajuda está indo diretamente para quem mais precisa, por conta do projeto “Caravana Mulher”, que visa ofertar qualquer tipo de auxílio para as mulheres do município, nos bairros onde a coordenação enxerga mais necessidades.

A ação conta com uma unidade móvel da equipe do Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher, que já acostumada a recepcionar as pessoas, está oferecendo os serviços ao ar livre. A intenção, de acordo com a coordenadora dos órgãos, Patrícia Da Rold, é entregar um acompanhamento mais dedicado e dinâmico, que vai de encontro ao problema. “Muitas vezes elas não conhecem o Revivi, ou não conseguem ir até lá. Muitas cuidam dos filhos, ou de idosos, sabemos que elas têm dificuldades de locomoção”, explica.

O primeiro local a receber a equipe foi o bairro Ouro Verde, no dia 11 de maio, que através da praça CEU teve uma tarde voltada ao atendimento especializado à mulher. Dezenas de pessoas participaram da ação, que terá outras duas edições. A próxima tem data marcada para o dia 25 de maio e será no bairro Eucaliptos. A que aconteceria nesta quarta-feira, 18, foi adiada por conta do ciclone.

Tirando o projeto do papel

Patrícia afirma que o projeto já existia há um tempo, mas que somente agora, no mês das mães, é que conseguiram tirar do papel. O motivo disso é a falta de tempo, pois, recentemente, Bento contou com muitos projetos voltados ao público feminino, como campanhas, denúncias, aulas e palestras.

Os participantes da ação são os mesmo que atendem na sede dos órgãos, portanto são pessoas experientes em atender o público e manter um contato humanizado, como é necessário. “Vamos mostrar a cara da Coordenadoria da Mulher, pois trabalhamos em favor delas, para combater a violência e o preconceito. Se tiver alguém do bairro que é mãe, e está com problemas com o filho, vamos atender também. É para as mulheres do bairro e do entorno”, anuncia.

Ajuda na saúde e combate a violência

Além da equipe dos órgãos coordenados por Patrícia, o projeto também leva apoio psicológico, assistencial e de testes aos bairros. Isso é possível por conta da presença da assistente social, Liane Silva, e de enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos locais.

No evento que ocorreu na última quarta, Silvane, Enfermeira Coordenadora da UBS Ouro Verde, afirmou que a ação foi um sucesso, pois cerca de 14 testes rápidos foram feitos em mulheres. Os trabalhadores da saúde testaram pacientes para hepatites B e C, HIV e Sífilis. De acordo com Silvane, esse número significa uma vitória, pois em um mês a unidade costuma realizar cerca de 30 testes, sendo que em duas horas já foi metade disso. Além da testagem, as pacientes são encaminhadas para outros serviços de saúde, conforme necessidade.

Liane comenta que da parte de assistência social é focada no trabalho em família, já que ela tenta acompanhar e entender todo o cenário no qual a mulher está inserida. Ela destaca que a relevância de ir aos bairros é alta, pois é nessas ocasiões em que muitos casos são descobertos, como ocorreu naquela quarta. “Tive um caso concreto agora, onde uma usuária me trouxe uma história de uma familiar que sofre violência há muitos anos, e ela fez essa denúncia de forma anônima. Agora temos que fazer o registro e buscar a família para ver de que forma vamos auxiliá-la” exemplifica.

Agenda:

A definir data – Bairro Vila Nova II – Local: Praça Rui Boza – Horário: 14h
25/05 – Bairro Eucaliptos – Local: Salão da Comunidade – Horário: 14h

Fotos: Márcio Schinoff