Evento de lançamento foi coroado pela entrega do Troféu Tonito aos ex-festeiros

Em jantar festivo realizado na noite desta sexta-feira, 13, foi lançada oficialmente a programação da 142ª Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Bento Gonçalves. Tendo como lema nesta edição ‘Com Santo Antônio: “Ide e Anunciai” (Mc 16,15), a programação objetiva expandir a evangelização pelo mundo, através dos meios utilizados nos dias atuais, como, por exemplo, as redes sociais.

Os festeiros, coordenados por César Anderle, apresentaram as peças de divulgação, com destaque para o cartaz, que traz três elementos em evidência: Santo Antônio, padroeiro do município; a Bíblia, representando a palavra do evangelho que deve ser anunciada; e o mapa-mundi, colocando o globo como espaço aberto para a vivência do Evangelho, com pontos conectando cada um dos cinco continentes.

A programação, como de praxe, traz eventos sociais como o Chá das Zeladoras de Capelinhas, marcado para 19 de abril; o Bingo de Santo Antônio, no dia 8 de maio; o tradicional Jantar do Codeguim, em 29 de maio, o Almoço Festivo, em 13 de junho e, como novidade, o resgate da Quermesse, no dia 27 de junho, encerrando a programação.

Além das festividades, o destaque fica para as visitas que o padroeiro realizará às comunidades, acompanhado pelos casais festeiros e os festeiros jovens, culminando com a Trezena de Santo Antônio, realizada na Paróquia de 31 de maio a 12 de junho. Já no dia 13, dia do Padroeiro, feriado municipal, a programação inicia às 6h, com Alvorada Festiva. As missas no Santuário estão marcadas para as 7h, 8h30, 10h e 18h, sendo esta última de Ação de Graças e apresentação dos casais festeiros para a edição de 2021. Às 15h haverá Missa Campal e Procissão com Santo Antônio pelas ruas centrais da cidade.

Entrega do Troféu Tonito

Um dos atrativos do Jantar Festivo foi a entrega do Troféu Tonito e de homenagens a pessoas que, voluntariamente, se dedicaram ao sucesso do evento em anos anteriores.

Instituída em 1987, a outorga reconhece o trabalho dos casais festeiros que destinam seu tempo para a organização da festa em honra ao Padroeiro de Bento Gonçalves. A peça traz a imagem de Santo Antônio, que passa a acompanha-los, estendendo sobre eles sua graça e bênçãos. Neste ano, foram agraciados os casais festeiros da 141ª Festa de Santo Antônio, realizada em 2019: Clacir Rasador e Susana Tercila Giordani; Fábio Luis Piazza e Silvana Casagrande Piazza; Gilmar Cantelli e Dalvina Maria Osmarin Cantelli; José Antônio Rossatto e Clarice Toniolo Rossatto; Ricardo Tonet e Léa Cristiane Gonzatti Tonet; Valmor Poletto e Rosita Spadari Poletto e Setembrino do Rosário e Natalina dos Santos do Rosário. A entrega do Troféu Tonito foi feita pelos festeiros da 142ª edição da festa: Andrey Arcari e Monaliza F. Salvador Arcari; Celso Centenaro e Simone Dall’Osbel Centenaro; César Anderle e Simone Ribeiro Anderle; Euclides Penso e Stela Penso; Leandro Moro e Carla Zortea e Valdir Piva e Liane Rostirola Piva.

Também foram outorgados os festeiros jubilados, que colaboraram com a organização da festa em 1970, há 50 anos – Nilo e Nilda Carraro (in memorian); Irani e Teresinha Piccinini; e em 1995, há 25 anos – Pedro e Roseli Fornazier; Azir e Neiva Somenzi; Honório e Alice Tecchio; Sedy (in memorian) e Italvina Tramontina.

A Paróquia Santo Antônio homenageou, ainda, os Jovens Festeiros de 2019: Diego Marodin da Silva e Érica Bellé; Leandro Moro e Carla Zortéa; Fernando Giordani Rossatto e Ana Paula Nascimento da Silva, que receberam uma lembrança entregue pelo grupo que assume o posto neste ano. São Jovens Festeiros da 142ª Festa de Santo Antônio Maikel Kunzler e Noeli Dalla Giacomassa; Herson Baldissera e Denise Baldissera; Maicon Raffainer e Luana Maria Formentini Petroli.

Ação entre amigos

Como de costume, a ‘Ação Entre Amigos’ em benefício à manutenção das atividades da Paróquia, neste ano, sorteia dois automóveis 0 km, sendo um Volkswagen Novo Gol Branco e um Fiat Mobi Vermelho. Além destes prêmios, também serão sorteados , além de prêmios como um sofá eletrônico Omega Virato; um conjunto de colchão terapêutico e box padrão Sonomais e uma viagem para duas pessoas com destino ao santuário Nossa Senhora Aparecida, oferecida pela ApoioSul Assessoria em Viagens, com uma cozinha Multimóveis. O valor de cada cartela é de R$ 10,00. O sorteio será no dia 29 de agosto.

Novas salas para a Catequese

Antes de dar início à festividade da noite, o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ricardo Fontana, recebeu a imprensa no 3º andar do Edifício Paroquial, onde apresentou as novas salas que serão utilizadas para a catequese das crianças e adolescentes. O local, totalmente reformulado e atrativo, visa mostrar às crianças e adolescentes que o ensino da bíblia pode ser algo ‘divertido’. “Com este novo formato, queremos ensiná-las de forma lúdica e atrativa, em um espaço para as crianças e jovens se sentirem bem, acolhidos e incentivados a viverem esse tempo com intensidade”, pontua o Pároco.

As quatro novas salas de catequese da comunidade do Centro foram repensadas para a vivência do novo método a partir de uma linguagem simples, de fácil compreensão e buscando o foco na Palavra de Deus. Fugindo do aspecto de uma sala de aula, os catequizandos se sentam numa única mesa, como forma de lembrar os apóstolos reunidos para acolher os ensinamentos de Jesus e meditam passagens bíblicas num espaço preparado para que todos possam descobrir e aprofundar sua fé. “Por estarem sentados ao redor de uma mesa só, queremos que elas retomem aquele pensamento de união, principalmente da família”, explica Fontana.

Todas as informações, novidades e programação da Paróquia Santo Antônio podem ser acessadas no novo site: www.paroquiasantoantoniobg.com.br

Fotos: Gilmar Gomes/Divulgação