No sábado, 13 de setembro, as Zonas Eleitorais encerram os simulados internos de preparação das urnas eletrônicas para as eleições deste ano. Eles estão sendo realizados nos cartórios da Justiça Eleitoral no estado com vistas ao pleito em 5 de outubro. Segundo o chefe da seção de voto informatizado, Vanderlei dos Santos, possíveis panes são simuladas para que técnicos e servidores saibam resolver, evitando problemas no dia da eleição. A simulação do primeiro turno foi finalizada na quarta-feira, 10 de setembro, e as zonas se preparam para o segundo turno, que será realizado até o sábado.

De 22 a 26 de setembro, após a realização dos últimos simulados, serão instalados os sistemas e colocados os cartões de memória nas urnas. Depois desta data, todas elas estarão prontas para, nos dias três e quatro de outubro, serem transportadas às seções eleitorais.

Todas as 32.769 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano no Rio Grande do Sul estão com suas baterias carregadas e prontas para a votação. Cada bateria funciona de sete a 12 horas seguidas.