O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) aceitou o pedido do Governo do Estado que pedia a suspensão da liminar que autorizou o município de Garibaldi a voltar para a bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado. Na quarta-feira, 17, o município deu entrada com o pedido e na sexta-feira, 19, a Justiça havia deferido a liminar favoravelmente ao município. No entanto, o governo conseguiu reverter a situação neste sábado. Entre os argumentos apontados pelo Executivo estadual está a situação de que Garibaldi não pode ser analisada isoladamente.

Com o retorno à bandeira vermelha, o comércio deverá fechar as portas novamente, como determina as restrições do modelo de distanciamento. Segundo o Estado, além da impossibilidade de analisar o município separadamente, Garibaldi não possui leitos exclusivos para atendimento de seus moradores, ou seja, os espaços criados no Hospital São Pedro são destinados a toda a região. Além disso, a cidade dispõe de 10 leitos de UTI que foram habilitados para atender pacientes da Covid-19 de toda a região. Hoje, são seis unidades ocupadas e quatro vagas.

Leia a liminar, na íntegra, clicando aqui.

Entre os argumentos para que a liminar fosse derrubada, o Governo do RS disse ainda que o município é o sétimo colocado no quadro de casos de Coronavírus, além de possuir frigoríficos, que são consideradas importantes fontes de transmissão da doença.

Até o momento, a Prefeitura não se manifestou da decisão.