Pesquisa será realizada por fisioterapeutas do Hospital Tacchini, em parceria com profissionais de Caxias do Sul em pacientes em tratamento da Covid-19

Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Hospital Tacchini, em parceria com profissionais de Caxias do Sul, pretende analisar os benefícios produzidos através da terapia a laser super pulsada, utilizada durante a realização de fisioterapia pulmonar em pacientes graves, que foram infectados pelo novo coronavírus e necessitam de respiração mecânica.

Equipamento já é utilizado em 30 pacientes que se recuperam da Covid – 19.

Serão cerca de 30 pacientes que participarão do estudo. Durante as sessões de fisioterapia pulmonar, além dos procedimentos padrões, as equipes utilizarão os dispositivos de terapia a laser. Após os dados preliminares, haverá uma reavaliação a respeito do número de pessoas incluídas no estudo a partir de cálculo amostral.

De acordo com o Hospital Tacchini, este é o primeiro estudo realizado utilizando esse tipo de terapia para a recuperação de pacientes da Covid-19. Com essa tecnologia, os pesquisadores poderão avaliar a função muscular respiratória e os níveis de inflamação durante o período de entubação. A inclusão da terapia a laser visa reduzir o tempo de hospitalização de pacientes com necessidade de respiração mecânica, melhorando sua reposta imunológica e diminuindo a inflamação do órgão afetado pelo novo coronavírus.

O estudo é coordenado pelos fisioterapeutas Fabiano Frâncio, Thiago De Marchi e Ernesto Leal-Junior.

Foto: Alexandre Brusamarello / Hospital Tacchini