O tribunal do Júri absolveu Marcos de Jesus de Matos Leão, de 43 anos, acusado de matar o empresário bento-gonçalvense Paulo Bertuol, em janeiro de 2011, no interior de Bento Gonçalves. Bertuol chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Tacchini. A sessão ocorreu nesta quinta-feira, 5 de março, no fórum de Bento Gonçalves.

Leão estava sendo acusado pelo crime de homicídio qualificado. De acordo com o registro de ocorrência, o fato ocorreu após um churrasco na residência de Bertuol. O denunciado teria desferido golpes de faca após a vítima ter se envolvido em uma discussão com sua companheira, na época, irmã do acusado. Na época, Leão chegou a ser preso, mas atualmente estava respondendo o processo em liberdade, por cumprir pré-requisitos como, emprego e moradia fixa, no estado do Paraná, além de não possuir antecedentes. A defesa de Leão defendeu a tese de que ele era réu primário e que teria prestado socorro à vítima após o crime.

O veredito do júri, composto por três mulheres e quatro homens saiu após cerca de seis horas de julgamento. O Ministério Público terá prazo de cinco dias para recorrer da decisão do julgamento.