Joaquim Gehlen Fronza, de sete anos, figurou entre os três melhores da competição na categoria mirim

O piloto bento-gonçalvense Joaquim Gehlen Fronza, de sete anos, subiu ao pódio neste final de semana na premiação do 27º Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, realizado no Kartódromo Ayrton Senna, em Pato Branco, no Paraná.

Fronza ficou em terceiro lugar dentre os participantes da categoria mirim. O pequeno piloto, sendo o mais jovem federado brasileiro em 2023, vem alcançando melhores posições a cada corrida. “Ainda não completei um ano de kart e tenho conquistado o pódio e feito boas apresentações, muito pelo trabalho da minha equipe. Treino bastante e estou tendo oportunidade de correr em vários campeonatos, e com isso ganho experiência. Meu objetivo nesse ano de 2024 é ter o maior número de corridas possíveis para que em 2025, ainda na categoria mirim, consiga conquistar os principais títulos”, revela.

A preparação para a corrida iniciou dias antes. O jovem, treinou na Copa Beto Carrero que ocorria em Santa Catarina. “Iniciamos a preparação alguns dias antes, participei da Copa Beto Carrero em Penha, e logo partimos para Pato Branco para nos adaptar a pista. Chegar antes e conhecer o traçado ajuda muito”, diz.

Fronza tem que conciliar sua rotina de atleta com a de criança. O menino além de realizar diversos treinos durante a semana, tem que gerenciar seu tempo para poder ir bem na escola. O jovem estuda no Colégio Sagrado Coração de Jesus, e o educandário o auxilia bastante para evoluir. “A minha professora, Luana Sonaglio, faz um acompanhamento à distância bem bacana comigo e depois a minha mãe, Fernanda, dá aquela forcinha para a professora no acompanhamento de casa”, informa.

Nesta competição, mostrou um ótimo desempenho durante toda a semana de treinos por várias vezes, obtendo os melhores tempos da categoria. “A cada nova corrida sinto mais capacidade nas ultrapassagens. Agradeço muito a todos que torcem por mim e acompanham minhas corridas, prometo seguir me empenhando”, descreve Fronza. “Os pilotos que eram líderes e me inspiraram, sempre andando na frente, agora são meus colegas de pódio. Fico muito feliz. Quero avançar cada vez mais”, finaliza Fronza.

O próximo desafio do pequeno será a 3ª Etapa da Copa São Paulo Light de Kart em Interlagos no dia 6 de abril. No mesmo mês, ele inicia a competição pelo Campeonato Gaúcho de Kart, sendo a primeira etapa em Vacaria.

Fotos: Gilmar Rose / Divulgação