Jane Krüger

“A gente todos os dias arruma o cabelo, por que não o coração? “
Provérbio Chinês
Na estrada da vida acumulamos muita coisa. Guardamos memórias, alegrias, risos, datas inesquecíveis como também, tristezas, lembranças amargas, choro e dor. Tanta coisa acumulada pode se transformar em uma pesada bagagem. Memórias boas que vêm permeadas de bons sentimentos e saudáveis emoções não pesam, pelo contrário, as vezes até nos carregam. Sim, pelo simples fato de que, são as palavras de estímulo, o amor e carinho recebido, o amor que nos leva além, nos empurra e encoraja a prosseguir. Por outro lado, lembranças amargas, envolvendo brigas, discussões, confusões, palavras de maldição e morte, se transformam em pesadas pedras, que são compostas de ressentimento, amargura, dor e aflição. Na mochila da vida estas pedras se tornam um extenuante fardo. O andar vai se tornando lento e até a respiração se torna difícil. De acordo com o acúmulo destas tristezas e amarguras o jugo é cada vez mais pesado e a vida vai perdendo a graça. O dia-a-dia vai se tornando vazio e sem sentido. Com o passar do tempo, se as pedras não são removidas, tudo acaba sendo um peso!

Arranque o mal pela raiz –Tenho uma notícia ruim para você. Não vai adiantar procurar médico, vitaminas ou qualquer tipo de massagista para curar isso. Com muito tratamento poderás até sentir certo alívio ou melhora, mas não alcançarás a cura. A boa notícia que lhe trago é que existe cura. A questão é que, provavelmente, o problema não está exatamente no teu corpo mas na mochila que você carrega. Faça uma análise minuciosa, acurada e verifique com cuidado o que você está levando consigo na bagagem. Não colecione amarguras, nem guarde ressentimentos. Arranque o mal pela raiz e jogue o lixo fora! A gente tem que fazer uma boa coleção das memórias da vida, pegar as melhores peças e colocar numa linda estante. Sim, os momentos mais incríveis da tua vida recorde com alegria e ao lembrar dos mesmos, seja agradecido. Contudo, acerca das perdas, fracassos, traições e decepções, não fique colecionando e fazendo ainda a questão de mostrar para todo mundo. Pare com isso agora mesmo, por favor! Jogue tudo isso fora.

A ordem é Reciclar – Isso mesmo, vivemos num mundo onde cada dia mais estamos preocupados com a sustentabilidade, precisamos ser conscientes e reciclar o máximo possível. Exatamente, transformar lixo em algo que pode ser novamente utilizado, reaproveitando assim aquele conteúdo. Recicle as memórias doídas e tristes do passado, veja o que você pode aprender com estes eventos traumáticos de sua vida e de que maneira pode aproveitar este conteúdo para ser hoje uma pessoa melhor e mais madura. O mesmo conceito vale para a tua casa. Assim como a alma mora no nosso corpo, o qual reflete nossa saúde espiritual e emocional, a nossa casa também abriga o nosso corpo, contudo, a mesma reflete a nossa alma. Isso mesmo. A nossa casa é um reflexo de nosso homem interior. Se nossa mente é organizada, tem pensamentos bons e fluidos nossa casa, quarto ou armário também será assim. Se nossa mente está um caos, pensamentos a mil, desorganizados e bagunçados, nossa casa também será. Pessoas que tem uma dificuldade fora do comum para descartar, doar ou mesmo vender objetos que não usam, roupas que não servem ou raramente utilizam têm geralmente muita dor acumulada em sua vida. São traições vividas e ainda não processadas, perdoadas e liberadas. É um luto que não foi bem elaborado. A dor da perda, da ausência. Assim passasse a acumular outras coisas para de alguma maneira preencher este vazio.

Freud dizia que a cura vem pela fala. A confissão tem um poder extraordinário. Então, confesse, fale, expresse. Pegue aquela roupa ou objeto que de alguma forma lhe traz alguma memória e que você não usa, segure-a gentilmente, agradeça pelo tempo que a serviu e separe para doar. Cuidado! Pois pessoas que não põe para fora suas dores tornam-se facilmente acumula-dores, tanto psicossomatizando quanto verdadeiramente acumulando coisas, objetos. Não acumule bagagem extra. Coisas que não usa, roupas demais, passado demais…inutilidades. Jogue o lixo fora! Venda, doe ou jogue fora. Desapegue!!!

Uma casa bem arrumada e organizada vai abrir as vias para boas energias, para a alegria e a paz, assim como a saúde. Uma casa bagunçada, desorganizada, é o campo perfeito para o desenvolvimento ou o cultivo de uma mente doente. Parece tão fácil falar, mas como é difícil fazer, não é mesmo? Por efetivamente a mão na massa e fazer uma limpeza geral pode parecer para alguns uma tarefa hercúlea, mas por quê? Porque exige sacrifício. Sacrifício exige disciplina e determinação. Muitos não gostam destas palavras, outros tem até arrepios em ouví-las. Contudo, eu te pergunto mais uma vez, o que você quer? Deseja mesmo continuar nesta bagunça total ou quer viver plenamente? Eu quero te convidar a fazer o que você talvez não esteja com muita vontade e que num primeiro momento pareça não oferecer muitas vantagens, mas uma limpeza geral trará benefícios gigantes e muito relevantes para sua vida. Será algo realmente grande. E sabe que Friedrich Schiller já dizia, a grandeza exige sacrifícios. Ir além, conquistar lugares mais altos demanda sacrifício. Grandeza, excelência é o que o Eterno quer para cada um de nós. Viver aquém disso é viver uma constante insatisfação e frustração. Não combina com nossa essência que é perfeita. Ouse mudar! Tenha coragem para fazer a faxina na tua vida, na tua casa, na tua alma! Volte à tua essência! Você verá que diferença. Quanta leveza virá depois que todo esse peso tirar.