Jane Krüger

“A única maneira de ter amigos é ser amigo”.
Ditado Popular

A qualidade dos nossos relacionamentos é determinada pela qualidade do cuidado que dispensamos aos mesmos. É claro que existem excessões, existem relacionamentos que sofrem rupturas devido à inúmeros problemas, entre eles até mesmo transtornos mentais ou de personalidade que não tiveram uma assistência ou tratamento adequado. Contudo, uma relacão onde existe uma atenção especial, um preocupar-se com o bem-estar da relação, um interesse genuíno em suas necessidades e sonhos aliado à responsabilidade do cuidado com o outro, fornece suficiente subsídio para relacionamentos amorosos e profundos.
Mas o que de fato precisamos fazer para construir conexões profundasVamos começar falando do que nós não precisamos.

Um problema de boca
“Não fale a menos que possas melhorar o silêncio”.
Jorge Luis Borges (1899-1986)
Escritor argentino

Se tem uma coisa que é totalmente dispensável em qualquer tipo derelacionamento são aquelas palavras destituídas de amor, de afeto, sentido, respeito e compreensão. São palavras de agressão, que envolvem até mesmo abuso, que provocam violência emocional e psicológica, causando inúmeros danos e destruindo qualquer relacionamento.
Quantos relacionamentos já não foram destruídos pelo poder da palavra maldita? Quantos filhos com feridas abertas durante uma vida inteira devido à palavras duras proferidas por pais ou professores? Almas destroçadas, feridas por palavras proferidas na hora errada e na forma inadequada.
Não fale a não ser que aquilo que você dirá, construa, edifique, abençoe, estimule e motive. Até mesmo uma exortação pode ser proferida de maneira sábia e construtiva.
Nossas palavras são sementes e precisam ser bem elaboradas antes de serem proferidas. Palavras lançadas não voltam atrás e a consequência de seus efeitos pode ser avassaladora. Quantos tratamentos poderiam ser evitados, quantos suicídios não terem acontecido, quantas vidas não terem se entregue aos vícios?
Palavras sólidas que elevam o ser são a estrutura que forma nosso caráter e identidade. Palavras consolidam quem somos.
Pessoas precisam ser cuidadas, zeladas e acarinhadas com palavras também. O ser humano tem a necessidade intrínseca de receber essa atenção e cuidado.

A crítica que mata
“Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz, aumentam a escuridão.”
Madre Teresa de Calcutá

Outra coisa que relacionamentos não precisam são de palavras que matam. Sim, porque palavras constroem ou destroem e, geralmente, são bem elas as responsáveis pela deteriorização ou até mesmo a morte da maioria dos relacionamentos. Cuide com o que você fala, a maneira como coloca suas palavras, porque elas realmente vão fazer toda a diferença na qualidade dos relacionamentos que você constrói ao longo da vida e também na sua longevidade.