Partidas das oitavas de final serão realizadas no 8 da Graciema, Paulina e em São Pedro a partir das 13h30min

Hoje, 2 de março, é dia de Copa da Liga BG. Seis confrontos válidos pelas oitavas de final irão movimentar os campos do São Pedro, da Paulina e do 8 da Graciema às 13h30min. A competição já tem seu primeiro classificado, o qual no último sábado, 24 de fevereiro, passou nos pênaltis pelo Municipal e assim garantiu uma vaga diretamente na semifinal do torneio amador da Capital Nacional do Vinho.

Neste sábado serão decididos os classificados e, os jogos das quartas de final da competição, uma vez que o chaveamento já foi definido em sorteio. Neste ano, o campeonato conta com novas equipes na disputa pelo título. Estreiam no quadro de equipes da Liga BG o Borussia, o Descubra e o Verissimo de Matos. Os classificados serão definidos em confrontos únicos.

Últimos campeões

A Copa da Liga BG está indo para sua quarta edição neste ano. Entretanto, em todas as suas edições, nenhum clube conquistou a mesma mais de uma vez. Ao todo a copa possui três vencedores. No seu ano de estreia o Dopo Legafa se sagrou campeão vencendo o 8 da Graciema nas penalidades por 3 a 2. Na outra edição o outrora vice-campeão bateu o atual campeão Dopo Legafa por 1 a 0. No ano de 2023, em uma final inédita, o San Lauro venceu o Eucaliptos por 9 a 8.

Expectativas dos times

O presidente e treinador do Mônaco, Everton Lando, disse que a preparação para o campeonato é muito curta, mas vão lutar pelo título até o final. “A preparação foi muito curta, pois a montagem final do elenco levou tempo. Acredito que vamos criar um corpo no decorrer da competição. Esta temporada marca 10 anos da criação do Mônaco Atlético Clube. Esperamos brigar pelos títulos e quem sabe buscar a primeira taça para o clube”, acredita.

Sobre o jogo deste sábado ele prevê uma partida disputada e aposta na individualidade de seus atletas. “O jogo contra o Gigantes, será um grande duelo, pois ambos montaram bons elencos. Como o período de preparação foi curto, teremos que contar muito com a individualidade dos atletas”, conclui Lando.

“Ser campeão é difícil”

O presidente do San Lauro, Robson Schuck, atuais detentores do título da competição, acredita que será um ano difícil, pois segundo ele todos querem ganhar do campeão. “Pode parecer clichê, mas a frase que diz, “ser campeão é difícil, mas se manter lá em cima é muito mais”, faz todo o sentido. Sabemos que será muito mais complicado do que foi o ano passado, por isso tentamos deixar em 2023 os títulos e entrar em campo com mais determinação e vontade”, expressa.

O grande feito para este ano, segundo o dirigente, é ter mantido a base vencedora de 2023. “Iniciamos o ano com amistosos, que é o que usamos para preparar a equipe e com bastante conversa, tentando mapear os pontos fortes e fracos dos adversários que podemos enfrentar. Planejamos jogo a jogo, conseguimos manter uma base importante do time para 2024 e acrescentamos algumas peças que com certeza vão nos ajudar muito. Mas, vai ser um ano muito mais difícil do que foi o ano passado. Nosso objetivo é dar um passo por vez”, conta.

Estreante na competição

Estreando contra o Verissimo, um dos times que adentraram na competição neste ano, Schuck acredita que a partida será decidida nos detalhes. “Vamos enfrentar um estreante na competição, mas que já tem uma história dentro do futebol amador de Bento. Eles são uma equipe muito qualificada, técnica e com jogadores que podem fazer a diferença, com certeza vai ser um jogo complicado e que será decidido nos detalhes”, finaliza o dirigente.

O técnico do Verissimo, Michel Costa da Silva, entende que, como estreantes da competição, os outros times podem olhar de forma diferente. Mas acredita que possam se sagrar campeões. “A equipe está muito empolgada e focada, vamos passo a passo, jogo a jogo, com humildade e respeito ao adversário buscando nosso objetivo, que é o título. A temporada está começando agora, temos excelentes expectativas e o grupo é muito bom. Com certeza o jogo de hoje, será um jogo muito disputado, eles são os atuais campeões, mas minha equipe vai lutar por cada bola. Estávamos há alguns anos com o mesmo elenco, perdemos algumas peças em virtude de já estarem jogando a competição com outros times. Mas como falei, o grupo é bom e vamos brigar pela vitória jogo a jogo”, expressa.

Imagem: Divulgação/FML