A terceira edição do Americas Rugby Championship, que reúne seleções do continente americano, teve seu início no sábado, 27 de janeiro. Entretanto, para os jogadores brasileiros, a temporada oficial de jogos inicia hoje. Quatro atletas do Farrapos fazem parte do grupo de jogadores e dois foram relacionados para a estreia diante do Chile.

Os Tupis têm a dura missão de seguir com a crescente no esporte mundial. Na primeira participação, os brasileiros ficaram com a quinta colocação; no ano passado, o Brasil conseguiu ficar em quarto após vencer, de forma heroica, a seleção dos Estados Unidos – os Eagles.

Civardi, com a bola, foi o último a chegar; Angelo, ao fundo, está no Chile com os Tupis (Foto: Lucas Delgado)

Para esta edição, a seleção comandada pelo técnico Rodolfo Ambrósio está com quatro atletas do time de Bento Gonçalves no elenco formado por 32 atletas. Dois deles estão na lista dos 23 relacionados e já poderão estar em campo na estreia dos Tupis.

O mais recente atleta do Farrapos que estará entre os jogadores brasileiros é Jardel Vettorato. Ele participou de boa parte do período de fortalecimento do rugby brasileiro, porém esteve ausente nos últimos dois anos. Agora, retorna para representar o selecionado nacional, bem como o Farrapos – por quem atuou em 2010.

O outro jogador relacionado é Angelo Marcucci. O terceira linha foi um dos destaques do alviverde na campanha histórica do Super 8 de 2017, em que o clube ficou em segundo lugar.

Mais dois também no selecionado

Além dos dois jogadores que estarão em território chileno para a estreia no Americas Rugby Championship, outros dois atletas do Farrapos Rugby seguem em preparação. Eles ficaram com o restante do grupo em São José dos Campos, São Paulo, no Centro de Treinamentos da Confederação Brasileira de Rugby – a CBRu.

Mauri já fez parte do grupo dos Tupis em novembro de 2017 (Foto: Lucas Delgado)

Maurício Canterle, o Mauri, está desde o início do ano com o grupo nacional. O capitão do Farrapos no Super 8 de 2017 esteve presente no grupo dos Tupis que fez a gira pela Europa e que conseguiu a primeira vitória no Velho Continente – ao bater a Bélgica por 23×19. Mauri chegou a ser titular na derrota para a Espanha, no dia 25 de novembro.

Além dele, chegou ao Centro de Treinamento da CBRu na quinta-feira, 1º fevereiro, Marcos Fernando Civardi. Ele chegou a fazer parte da pré-lista de convocação da Seleção de Sevens – modalidade reduzida – para o Punta Sevens, no início deste ano. Ambos podem ser relacionados para a segunda partida, diante do Uruguai, no Estádio do Pacaembu. Antes, está programada a realização de um jogo-treino entre o grupo que ficou em São José dos Campos com os times de categoria de base.

A estreia dos Tupis na Americas Rugby Championship 2018 será contra os Cóndores, no Estádio La Pitana, em Santiago, no Chile. A partida será transmitida pelo canal por assinatura ESPN às 16h.