Os moradores de Farroupilha estão unidos para reformar um dos principais patrimônios culturais do município, a casa que pertenceu ao padre Oscar Bertholdo. Por isso, no dia 16 de dezembro será realizado o 1º Jantar para Restauração da Casa Padre Oscar Bertholdo. O evento, que ocorrerá a partir das 20h, no salão da Comunidade Luterana de Farroupilha, será realizado por uma parceria da Afavin – Vinhos de Farroupilha com a Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha, com apoio institucional da Associação Brasileira de Enologia (ABE).

A participação da comunidade é fundamental para angariar fundos e deixar a Casa e o acervo do padre Oscar em condições de uso para visitação. De acordo com o presidente da Afavin e diretor da ABE, João Carlos Taffarel, além de museu com acervo histórico, o espaço também irá estreitar a relação do município com o vinho. “O padre Oscar Bertholdo era uma figura ligada aos vinhos, inclusive com produção de poesias com menção à bebida. Nesse sentido, a Casa vai abrigar a sede da Afavin e da Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha, bem como espaço enogastronômico no qual enólogos e enófilos poderão participar de eventos e degustações” explica Taffarel.

Natural de Nova Roma do Sul, o padre Oscar Bertholdo tornou-se referência religiosa e cultural na Serra Gaúcha, exercendo liderança religiosa no Santuário de Caravaggio e na paróquia da comunidade de Santo Antônio, em Bento Gonçalves. Figura querida entre os fiéis, Bertholdo também era ligado à literatura (autor de 12 livros de poesia e quatro antologias) e à comunicação (foi apresentador de programas de rádio e cronista de jornal em Farroupilha). Encerrou a atuação religiosa em 1980 e continuou morando no município. Aos 56 anos, foi brutalmente assassinado na manhã do dia 22 de fevereiro de 1991, comovendo os moradores da região.

SERVIÇO
O quê: 1º Jantar para Restauração da Casa Padre Oscar Bertholdo
Quando: 16 de dezembro, a partir das 20h
Onde: salão da Comunidade Luterana de Farroupilha (próximo à antiga viação férrea)
Quanto: R$ 55 por pessoa (com vinho incluso)
Cardápio: salada verde e repolho com abacaxi, massa al pesto, massa à bolognesa, galeto e sobremesa.
Ingressos: reservas pelo telefone (54) 99967.4353 (com João Taffarel)