Abre oficialmente na noite desta sexta-feira, 11, a IX Semana Municipal da Consciência Negra de Bento Gonçalves, promovida pela Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Casa das Artes. O evento, marcado para 19h30, na Fundação Casa das Artes, deverá contar com a presença de autoridades e convidados.

O objetivo da Semana da Consciência Negra é debater questões sociais, econômicas e culturais que atravessam a realidade dos negros no Brasil contemporâneo, bem como fomentar a organização e a articulação de atividades, projetos e propostas ligadas diretamente ao tema.

Entre os destaques da programação estão a peça teatral “Qual a diferença entre o charme e o funk?”, que será apresentada no dia 16, às 20h, na Casa das Artes, mostra de cinema com o filme “Vista minha pele”, no dia 17, às 19h, no Salão de Atos do IFRS, mostra de cinema “O xadrez das cores” e “Ninguém nasce racista”, no dia 18, às 19h30, também na Casa das Artes, Costelão da Sociedade 20 de Novembro, dia 19, às 20h30, no CTG Laços de Amizade, além de exposição do acervo da Sociedade 20 de Novembro, nas dependências da FSG.

Peça Teatral “Qual a Diferença entre o Charme e o Funk?”

Encenada pelo grupo Pretagô, a atração é apresentada por estudantes dos cursos de Teatro e Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade ocorre no dia 16, às 20h, e os ingressos estão à venda na Livraria Paparazzi, no valor de R$ 10,00.

O espetáculo contextualiza, a partir de cenas autônomas, o movimento de uma juventude considerada “geração da esperança”, que anseia falar de sua cultura, sua arte, seu cabelo e sua dança. A montagem promove uma reflexão sobre a juventude negra brasileira, abordando assuntos como morte, preconceito e memória.