Embora a lei estabeleça que o tempo máximo de espera por atendimento bancário seja de 25 minutos, algumas agências de Bento Gonçalves podem demorar até mais de uma hora para atender os clientes. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Bento Gonçalves (Seeb BG) informa que os atrasos são decorrentes do número reduzido de funcionários, o que também acarreta em sobrecarga para os bancários efetivados.  

A legislação municipal estipula que o tempo máximo permitido é de 25 minutos em dias de pagamento, 20 minutos em datas que antecedem ou sucedem feriados e 15 minutos em dias normais. Porém, um consumidor que preferiu não se identificar, chegou a esperar mais de 40 minutos, na Agência do Centro do Banco do Brasil, na última semana.  De acordo com ele, a situação se repetiu duas vezes ao longo de um mês.

Para as agências bancárias que não cumprirem a exigência, a lei prevê advertência por escrito ao gerente local na primeira reclamação. Na segunda advertência é prevista a aplicação de uma multa de 100 URMs, o equivalente a R$ 11,2 mil e no terceiro registro, a multa é de 200 URMs ou R$ 22,4 mil.  Antes da aplicação de penalidades, o Procon busca formas de conciliar o conflito. 

O presidente do Seeb,  Luís Carlos Favaretto, argumenta que as longas filas de espera são consequência das políticas internas de redução de custos impostas pelos banqueiros. “O pensamento deles é de que se puserem 20 pessoas para trabalhar, quando não houver movimento, essas pessoas vão ficar de folga, mas não é bem assim”, reitera. 

Uma das principais reinvidicações do sindicato, de acordo com Favaretto, é o aumento no número de funcionários. “Porque as pessoas não precisam esperar tanto e os servidores não se sobrecarregam”, propõe. 

Favaretto também relata que é comum os servidores sofrerem com queixas dos consumidores, mas explica que as reclamações devem ser direcionadas ao Procon de Bento Gonçalves. “A responsabilidade é da municipalidade de fiscalizar.  O pessoal reclama na hora para o bancário, aí fica difícil”, afirma. 

Outro ponto levantado por Favaretto se refere a forma como os bancos estão incentivando as pessoas a utilizarem cada vez mais os caixas eletrônicos, como forma de diminuir as filas. Porém, este atendimento será limitado nas agências de Bento Gonçalves, devido a questões de segurança.

Dados disponibilizados pelo Procon demonstram que nos últimos três meses analisados – julho, agosto e setembro – somaram-se 72 queixas contra bancos no município. As instituições com o maior número de registros são a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banrisul e Santander. 

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