Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul esteve, com policiais da Brigada Militar e a fiscalização do trabalho, em uma plantação na zona rural do município

Agentes do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) estiveram na tarde de quarta-feira, 10, em uma propriedade rural no município de Bento Gonçalves, acompanhado da Brigada Militar e da fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. O objetivo foi apurar uma denúncia de trabalho análogo à escravidão em uma plantação.

No local a fiscalização encontrou, no interior de um aviário desativado, um alojamento que supostamente vinha sendo utilizado por trabalhadores, conforme indícios e informações coletados no local. O alojamento não apresentava condições mínimas de higiene e conforto, não podendo ser utilizado para a habitação humana. Quando da fiscalização, o espaço não estava sendo ocupado pelos trabalhadores, motivo pelo qual não houve resgate.

A investigação e a fiscalização trabalhista ainda está em andamento, conforme nota divulgada na tarde desta quinta, 11, pela Assessoria de Comunicação do MPT-RS. O suposto empregador foi notificado para regularizar a situação e a documentação dos trabalhadores e para explicar a existência do alojamento na propriedade. O MPT instaurou Inquérito Civil para apurar os fatos.

Atenção

A nota do MPT-RS não informa a localidade em que fica a propriedade rural e nem o nome do proprietário do imóvel, supostamente empregador dos trabalhadores.

Com informações e fotos do MPT-RS