Produtos como condicionadores de ar, lareiras e aquecedores estão em alta no momento. Corpo de Bombeiros alerta para cuidados em casa

Com o frio intenso do inverno de 2021, as pessoas tendem a buscar formas de se aquecer. Alternativas como ar condicionado, lareiras, aquecedores ou até mesmo roupas térmicas e pijamas podem ser uma opção para os consumidores bento-gonçalvenses.

Segundo a gerente da loja Quero-Quero do Centro do município, Carolini Capanema, o padrão de vendas mudou para a estação. “Nossa loja possui um grande mix de produtos na Linha Casa e Construção. Trabalhamos com diversos modelos de itens sazonais, e com o inverno não foi diferente, pois vendemos mais esses itens de maior demanda nessa época do ano”, explica.

De acordo com Carolini, existem alguns produtos que os clientes estão procurando mais, desde o início de junho. “Tivemos uma grande saída na linha de condicionadores de ar, aquecedores, chuveiros, torneiras elétricas e toda a linha de inverno”, afirma.

Ela salienta, ainda, que 2021 superou 2020 em vendas, em relação ao mesmo período. “Com certeza tivemos um grande aumento, ocasionado por essa queda brusca das temperaturas”, ressalta.

A proprietária da loja Meriene Moda Íntima, Meriene Balssanello, afirma que houve aumento nas vendas de itens específicos na loja. “Tanto nos pijamas mais quentinhos como nas peças térmicas. Acho que por conta do frio e também pelo fato de ainda não estar tudo liberado, as pessoas acabem ficando mais em casa e, consequentemente, usam mais”, acredita.

A empresária destaca que a saída de produtos está maior que em 2020, mas que não é um parâmetro válido. “Devemos levar em consideração também que ano passado, nessas épocas, as lojas ficaram fechadas por um tempo”, lembra.

Se aqueça com cuidado

O tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, Edson Germiniani, esclarece que o ar condicionado, por exemplo, precisa ter uma instalação elétrica confiável. “Também ter um disjuntor para sobrecarga e ver se a rede elétrica da residência comporta. Além disso, os fabricantes dizem que não tem problema deixa-lo ligado, mas nós não recomendamos que deixe ele a noite inteira. Quando for deitar, sempre desligar para evitar qualquer tipo de acidente”, recomenda.

Com os aquecedores os cuidados são semelhantes. “Cuidar para não deixar crianças perto, ter uma zona livre delas em torno de um metro dos aparelhos para evitar algum problema. Os aquecedores modernos têm sistema de ‘homem morto’, se tu encosta e ele cai no chão, se desliga. Eles têm uma capinha protetora para não encostar a mão”, menciona.

Outra recomendação é não utilizar adaptadores de tomadas, conhecidos como ‘T’, mas deixar uma tomada só para o aparelho. “Não se deve utilizar extensão, pois às vezes ela é caseira e pode dar um choque. Também é importante não fazer uso do aquecedor como secadora de roupas, o pessoal utiliza para secar toalhas, por exemplo”, exemplifica.

É importante não fazer lareiras caseiras, pois o melhor é comprar uma certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ademais, os pequenos devem ficar longe do fogo e o material combustível não pode permanecer perto das chamas. “Usar o manual do proprietário para poder fazer o uso, apagar ela quando for deitar. Tem que ter uma proteção perto para não soltar faísca, não deixar a lenha acumular nas proximidades”, recomenda.

O tenente destaca que a lareira improvisada não é indicada pelo Corpo de Bombeiros. “Toda vez que eu for usar combustível para me aquecer, tenho que lembrar que o que pega fogo são os vapores. Daqui a pouco pega uma faísca e vai gerar um foco de incêndio, ou se uma criança cair em cima pode provocar queimaduras”, frisa.

Aqueles que lidam com fogões a lenha precisam ter cuidado. “Evitar encostar no cano da instalação da chaminé, porque está quente, a chapa também. O idoso precisa ter um cuidado ainda maior, porque ele tem a tendência de esquecer alguma panela no fogo. Se for óleo, entra em ponto de fulgor e começa a pegar fogo. Ele também pode se desequilibrar e cai por cima da chapa, causando uma queimadura”, observa.

Germiniani conclui aconselhando a população a não deixar caixa de madeira próxima do fogão. “Se puder, também, fazer a limpeza na chaminé da gordura, para quem faz uso para cozinhar. Mas o maior cuidado é não dormir com ele aceso, porque geralmente tu começas a usar de manhã, vai até a noite e ele está bem aquecido. Quando for deitar, apague”, conclui.

Foto: Thamires Bispo