A estação mais gelada do ano iniciou nesta segunda-feira, 21, às 0h32min, e prevê maior frequência de frentes frias ao longo dos próximos três meses, porém, com previsão de temperaturas médias próximas e acima das registradas no inverno passado. A incursão de massas de ar de origem polar podem provocar a queda das temperaturas, possibilitando a ocorrência de geadas nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul. Além disso, a meteorologia prevê chuvas muito próximas e abaixo da média em grande parte da região Sul do País.

Em Bento Gonçalves, o primeiro dia do inverno iniciou com temperaturas amenas, mais altas do que as registradas no domingo, 20. Há possibilidade de pancadas de chuva, sem previsão de grandes volumes. Os termômetros devem ficar entre 7ºC e 18ºC ao longo do dia.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os baixos índices pluviométricos típicos do período podem agravar a já preocupante situação dos reservatórios hídricos de parte do país. De acordo com o Inmet, a precipitação nos estados que compõem a bacia do Rio Paraná (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo), por exemplo, já vem registrando chuvas abaixo da média desde o ano passado, e essa situação deve se prolongar pelos próximos meses.

Caracterizada pelas baixas temperaturas e redução das chuvas em parte do país, a estação se estenderá até o dia 22 de setembro.