Crianças emocionalmente inteligentes são mais seguras para encontrar soluções para os problemas que a vida traz no cotidiano, ou quando acontecem eventos mais sérios como perdas, separações e outros tantos acontecimentos que podem traumatizar. O desenvolvimento da inteligência emocional ajuda a criança a ser menos agressiva, mais sociável, permite que ela tenha uma vida mais tranquila.

As emoções podem ser trabalhadas a favor ou contra o desempenho humano, tudo dependerá da autoconsciência, do autocontrole e de como colocamos em prática essas emoções. O desenvolvimento da inteligência emocional torna-se um aspecto a mais para ser considerado na educação das crianças e nesse aspecto os pais são preparadores emocionais mais indicados na educação da criança.

Adquirir e ensinar inteligência emocional não são tarefas fáceis, é necessário treinamento e muita prática, ajudar as crianças a resolver os conflitos do dia a dia é o caminho para uma vida saudável. Para se educar um filho de modo que este se torne emocionalmente inteligente, é preciso reconhecer suas emoções, sem repreendê-las, desrespeitá-las ou ignorá-las.

Os pais devem ensinar aos filhos estratégias para lidar com os altos e baixos da vida. Devem aproveitar os estados de emoções das crianças, para ensiná-las como lidar com eles e ensiná-la como tornar-se uma pessoa humana.