Moradores dos 24 municípios da área de abrangência do Hospital Tacchini estão sendo convidados a participar de exames de detecção precoce do câncer de intestino. O trabalho está sendo conduzido pelo Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) e tem apoio da empresa Roche, que está possibilitando a todos a realização da pesquisa de sangue oculto nas fezes. O projeto teve início ainda em 2018 e segue sendo realizado gratuitamente, desde que as pessoas tenham idade a partir dos 18 anos e apresentem sintomas ou histórico do câncer de intestino na família. A gerente do ITPS, doutora Juliana Giacomazzi lembra que o câncer de intestino tem alta incidência na região e a maior parte dos pacientes já chega ao Hospital Tacchini com estágio avançado da doença. “Hoje o câncer de intestino é a 4ª maior incidência entre os homens e a terceira entre as mulheres. E de cada dez pacientes diagnosticados, 6 já estão em estadiamento avançado. Precisamos mudar essa realidade e conscientizar a todos que a adoção de hábitos saudáveis ajudam a reduzir o risco da doença”, relata.

Entre os sintomas estão a alteração na espessura das fezes, a presença de sangue, muco e catarro junto às fezes, a percepção de evacuação incompleta, o desconforto abdominal e a alternância no hábito intestinal.

O projeto foi novamente exposto na Expobento 2019 e atraiu mais de 9 mil visitantes ao estande do Tacchini Sistema de Saúde. Neste ano, além de mostrar aos visitantes novamente a estrutura do Intestino Gigante, o ITPS expôs o Pulmão Gigante, tendo por objetivo conscientizar a todos para a prevenção do câncer do pulmão. Dados do Instituto mostram que a patologia é a terceira incidência mais frequente entre os homens e a quinta mais presente entre as mulheres. Assim como o câncer de intestino, o de pulmão também apresenta estadiamento avançado e a maior causa está no tabagismo, acometendo 9 entre 10 pessoas. Durante os 11 dias de realização da Expobento, o estande do Tacchini Sistema de Saúde recebeu a visita de 5.749 pessoas que visitaram o Intestino Gigante e outras 3.444 conheceram o Pulmão Gigante.

As pessoas interessadas em participar do projeto do ITPS devem entrar em contato com o Instituto, através do telefone 54 3455-4333, ramal 1125 ou pelo e-mail [email protected]. A pesquisa é oferecida a moradores de Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Jorge, São Vendelino, Nova Araçá, Nova Prata, Nova Bassano, Protásio Alves, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Fonte e foto: Ascom Hospital Tacchini