A partir deste mês de março, o atendimento presencial nas agências do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) será retomado sem necessidade de agendamento prévio. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 2 de março, determina que o retorno do serviço deve ser feito de forma gradual, para evitar filas ou aglomerações.

O serviço presencial, como era feito antigamente, havia sido suspenso em 2020 por decorrência da pandemia de Covid-19. Ainda no mesmo ano, mais para os meses finais, o atendimento voltou a ser presencial, mas com marcação de horário.

A partir desta quarta, as orientações sobre benefícios e serviços previdenciários retornam, bem como os atendimentos por decisão judicial e a emissão de senha para o portal do governo federal. Idosos maiores de 80 anos terão prioridade, como previsto em lei. Serviços de baixa e alta complexidade, a princípio, ainda necessitam de agendamento, com exceção daqueles que não são disponíveis para solução por canais remotos.